Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 06 de Maio de 2020

Ministério da Saúde cancela Dia D contra gripe e prorroga calendário de vacinação

De 11 a 17 de maio, irá imunizar crianças, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas

O Ministério da Saúde cancelou o Dia D de Vacinação contra o Influenza, que estava marcada para este sábado, dia 09. Mas a campanha foi prorrogada até o 05 de junho. Também foi estendido o início da terceira fase, sendo subdividida em duas etapas com o público-alvo que ainda não havido sido contemplado. Assim, a estratégia de vacinação segue ganhando duas semanas a mais.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bandeirantes, enfermeira Carla Zanatta, a mudança foi orientada pelo Ministério da Saúde e SESA (Secretaria de Estado da Saúde) a qual se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. De acordo com Carla, ao aumentar o tempo da campanha e dividindo o público-alvo, as autoridades entendem que também se diminui as aglomerações e possíveis contágios com o Coronavirus.

Com a alteração, a partir do próximo dia 11 até o dia 17 de maio devem receber as doses de vacina contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. No dia 18 de maio a 5 de junho, recebem a vacina contra Influenza pessoas adultas de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

O público-alvo que deve receber a dose de imunização podem procurar Posto Central (AMI), PSF Teixeirinha, PSF IBC 1, PSF IBC 2, PSF Bela Vista, PSF Lordani e PSF Invernada, no horário compreendido das 08h30min às 12h. Não esquecer de levar a carteira de vacinas.

“As pessoas que fazem parte dos grupos das fase 1 e 2 que ainda não tomaram a vacina contra gripe este ano, continuam sendo vacinados conforme procuram a imunização nos postos de saúde. A campanha termina no dia 05 de junho”, alertou Carla.

A campanha de vacinação contra a Influenza aplicou doses para os grupos prioritários de idosos e trabalhadores da saúde (primeira fase). A segunda etapa foi para grupos, profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; povos indígenas; caminhoneiros, motorista de transporte coletivo e portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade.

Fonte: Folha do Norte Paranaense