Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Quin
28/03
Chuva
Máx 27 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0

Saúde - Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Em situação de epidemia, Município realiza mobilização para conter avanço da Dengue

O Município realizou a mobilização social para conter avanço da Dengue, já que a cidade está em situação de epidemia, conforme Boletim da Dengue emitido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde)


Um mutirão de limpeza e trabalho de orientação foi realizado nesta sexta-feira (21) como sendo a primeira ação do resultado estratégico da reunião Técnica do Comitê de Gestão Intersetorial para o controle da Dengue em Bandeirantes, ocorrida na quarta-feira (19) onde estiveram reunidas as autoridades municipais, como o prefeito Lino Martins, promotora pública Virginia Prado Domingues, secretária de Saúde Daiane Tomé, secretários municipais, vereadores, lideranças de entidades e clubes de serviços, representantes de ONGs e empresas do setor privado, membros da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, e populares.

O Município realizou a mobilização social para conter avanço da Dengue, já que a cidade está em situação de epidemia, conforme Boletim da Dengue emitido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). Até o momento são mais de 900 casos confirmados da doença e mais outros 800 estão esperando por exames de confirmação. O prefeito Lino Martins está publicando na edição de hoje (21) decreto emergencial devido a situação epidêmica, seguindo as medidas protocolares do Ministério da Saúde e da SESA.

Durante a reunião no Centro Cultura Takiko Hassegawa, o coordenador do Setor de Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, explicou sobre os trabalhos e a divisão das equipes. No mutirão realizado ontem, foram formadas sete equipes proporcionais as sete unidades básicas de saúde existentes. Os grupos constituídos para as frentes de trabalho, com a coordenação de secretários municipais, trabalharam nas devidas regiões dos postos de saúde e removeram todos os objetos que representaram como criadouros para o Aedes aegypti. “Antecipando a passagem dos grupos nas regiões, foi realizado uma campanha de comunicação com carro de som, redes sociais e rádios para que a população verificasse seus quintais - área externa e interna do imóvel - e acondicionasse os lixos e materiais em frente sua residência. Assim, o recolhimento e o transporte foi realizado pela Prefeitura e SAAE”, comentou. Até o fechamento desta edição ainda não havia sido realizado o levantamento da quantidade de lixo recolhido.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, explicou que as equipes também foram orientadas a trabalhar em locais públicos: área da mata no entorno, áreas prioritárias do bairro, pontos estratégicos e imóveis prioritários. “O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Trabalhar a conscientização, a eliminação da larva e do seu criadouro, somente assim é possível acabar com o mosquito. E essa conscientização de eliminação não é somente hoje, deve ser feita todos os dias, para sempre”, enfatizou Daiane. Questionada sobre o uso do fumacê, Daiane ressaltou que, conforme o protocolo do Ministério da Saúde e SESA, é o último recurso a ser utilizado pelo Município. A secretária de Saúde reforçou que a epidemia de Dengue não é um agravante pontual, mas sim de um cenário estadual e nacional. “Os altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti não são isolados somente em Bandeirantes, mas em várias cidades do Paraná e do Brasil. Entretanto, nosso problema está aqui e temos que solucionar. Como? Trabalhar em conjunto. Juntos somos mais fortes para eliminar esse problema”, completou.

PARCERIAS – Para a realização do mutirão de limpeza, a Prefeitura de Bandeirantes contou com importantes parcerias e o envolvimento de entidades como a Subseção da OAB-Bandeirantes, Conseg (Conselho de Segurança), Conselho de Saúde; empresas como a Usina Bandeirantes, Gráfica Altizani; voluntários de ONGs como Projeto Bicho; servidores públicos das secretarias de Saúde, da Educação, do SAAE, da Administração, da Agricultura, do Meio Ambiente; Câmara de Vereadores; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Tiro de Guerra; Núcleo Regional da Educação; UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná); CEEP Ozório Gonçalves Nogueira; Ordem Demolay; e populares.

O prefeito municipal Lino Martins agradeceu a todos os parceiros, voluntários e servidores, e destacou a ação conjunta de toda a comunidade na luta contra o mosquito Aedes. “Este não é um problema que somente do Poder Público tem que resolver, é de todos nós. Todos devem se unir para acabar com os criadouros, fazer a limpeza e não deixar água parada”, convocou.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

387 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 16:58:25

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.