Bandeirantes, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Dia D contra Sarampo acontece hoje, sábado

Vacinação tem foco em pessoas com idade entre 20 e 29 anos

Dia D contra Sarampo acontece hoje, sábado

O Dia D contra o Sarampo acontece hoje, sábado (15), em Bandeirantes e em todo o Paraná, nas unidades de saúde Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I, onde as equipes do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde estarão atendendo das 09h às 16h.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. No Paraná, a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) pretende vacinar o público mais infectado pela doença até agora, os jovens com idade entre 20 e 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença. A estimativa é vacinar cerca de 600 mil pessoas nessa faixa etária. O Paraná recebeu mais de 1,245 milhão de doses da vacina e, se for necessário, já existem doses adicionais previstas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, o sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A secretária da Saúde, Daiane Tomé, reforçou que as complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. “O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença”, explicaram.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

BOLETIM – O boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (13) confirmou que 850 pessoas já receberam a confirmação do diagnóstico de sarampo no Estado. Destas, 447 têm idade entre 20 e 29 anos, 219 estão na faixa de 10 a 19 anos, 94 registros entre 30 e 39 anos, 46 são pessoas na faixa de idade acima dos 40 anos e 44 pacientes confirmados com menos de 10 anos. No Estado todo, o vírus do sarampo ainda circula ou já circulou em 42 cidades em todas as regiões.

Fonte: Folha do Norte Paranaense