Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sábado, 12 de Outubro de 2019

Começa campanha de vacinação contra Sarampo

Começa campanha de vacinação contra Sarampo

Começou esta semana a campanha de vacinação contra Sarampo nos postos de saúde de Bandeirantes. Durante todo o mês de outubro a imunização contra a doença serão intensificadas, principalmente para todas as crianças não vacinadas a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos que ainda não tem as duas doses da vacina registradas na carteirinha.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Bandeirantes, Carla Zanatta, a vacinação acontece diariamente nas unidades do Posto Central, PSF Teixeirinha e IBC I. “Os pais ou responsáveis devem procurar uma destas unidades de saúde mais próximas, com a carteirinha de vacinas da criança em mãos para ser avaliada, e fazer com que seu filho receba a dose contra a doença. Ressaltamos que a campanha é seletiva. Toma a vacina quem ainda não tem as duas doses na carteirinha de vacinas, ou seja, está incompleto. O objetivo é focar no público infantil porque existe um risco epidemiológico e precisamos garantir a imunização das crianças. Essa faixa etária corre risco maior de adoecimento do sarampo e de ter complicações. Alertamos que a doença pode causar cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonia e até levar à morte”, alertou.

O Dia D acontece no dia 19 (sábado) das 09h às 16h, nas seguintes unidades: Posto Central, PSF Bela Vista, PSF Teixeirinha, e PSF IBC I.

De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Tomé, há uma ‘janela’, ou seja, um grupo de pessoas que não estão vacinadas, ou por falta de informação e consciência sobre o tema, ou por resistência à vacina. “Seja qual for o motivo, o Ministério da Saúde orienta que é preciso que essa população seja imunizada, dessa forma as pessoas não adoecem e não transmitirão sarampo para outras”, esclarece.

BOLETIM – O Informe Epidemiológico semanal divulgado pela SESA (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná) nesta quinta-feira (10), mostra o crescimento exponencial de casos confirmados, 103 pessoas moradoras do Paraná tiveram ou estão com sarampo. 80 casos são da Curitiba e outros 18 na região metropolitana. As cinco confirmações restantes estão em Jacarezinho (1), Ponta Grossa (1), Maringá (2) e Rolândia (1).
“Os casos de sarampo aumentam e demonstram a necessidade de vacinar a população preconizada contra a doença. Solicitamos que as mães, pais ou outro responsável, leve a criança até uma das salas de vacinação distribuídas em nosso Estado. É uma doença altamente transmissível e que pode ser acompanhada de complicações graves. E como o vírus não circulou no Paraná por mais de 20 anos, muitas pessoas não tiveram contato com o sarampo e não se sentem o risco de contaminação ou transmitir para alguém. Por isso nós e o Ministério da Saúde nos mobilizamos para alertar e chamar a população para a vacinação”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.

FONTE: Folha do Norte Paranaense