Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Segu

Saúde - Quarta-feira, 06 de Março de 2024

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ORIENTA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO COMBATE À DENGUE

Vigilância sanitária realiza projeto “O combate a dengue nas escolas” iniciando 2024 orientando alunos da Escola Leda de Lima Canário e organizando cronograma para levar o projeto às outras escolas.

BANDEIRANTES (PR) – A vigilância sanitária iniciou no mês de fevereiro o projeto “O combate a dengue nas escolas”. A primeira escola a participar das atividades do projeto neste ano de 2024 é a Escola Municipal Integral Leda de Lima Canário, que recebeu os técnicos da vigilância no mês de fevereiro.

Idealizado com objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer o mosquito para que ocorra a prevenção e o combate ao transmissor do vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, proporcionando aos alunos, soluções simples e eficientes de combate ao Aedes aegypti. A dinâmica do projeto, de acordo com Anne Karoline Pereira da Silva, técnica da vigilância sanitária é realizada com metodologias distintas para os alunos dos CMEIs, em que os agentes fazem contação de história e mostram a maquete utilizada na contação de história, o mosquitão. Para os alunos dos níveis, primeiro e segundo ano é realizada aula/palestra, em que os agentes iniciam se apresentando e explicando um pouco do trabalho que realizam nas casas. Os técnicos fazem questionamentos; indagam sobre a visita de alguém que trabalha como agente de combate as endemias (dengue) na casa deles? Se viram como o agente trabalhou? E explicam como se comportar para evitar a dengue, nas casas, na rua, bairro, escola e cidade. E de acordo com o que respondem, acrescenta-se conhecimento as respostas deles e logo em seguida são apresentados materiais didáticos para contar uma história onde eles podem participar. Após o término da história é perguntado o que foi falado se eles entenderam.
Há atividades e que são entregues aos alunos, folhas sulfites para realização de atividades conjuntas, quando há esclarecimentos de quaisquer dúvidas que possa surgir durante as atividades. Ao final são exibidos vídeos sobre a dengue e músicas ligadas ao tema para que sejam coreografadas, fixando o aprendizado.

Aos alunos do 3º ao 5º ano é entregue o jornal “Operação fora mosquito Aedes aegypti” da editora Amigos da Natureza. É feita leitura e explicação do jornal. Ao término da leitura entrega-se uma folha de sulfite para realização de atividades conjuntas. São exibidos vídeos explicativos sobre a dengue e ao final, quando há larvas, são mostradas para eles.

Na escola Leda de Lima Canário, após as atividades teóricas, a técnica, professoras e alunos participaram de atividade de campo nas proximidades da escola, onde realizaram na prática a rotina de identificação de ambientes propícios para desenvolvimento do mosquito; recolhimento de resíduos e descarte em lugar apropriado (sacos de lixo). A atividade de campo foi acompanhada por uma representante do Serviço Social do Comércio (SESC), que nos meses de janeiro a abril promove e realiza em parceria com a vigilância sanitária de Bandeirantes o Projeto “Aqui Mosquito não entra”. Campanha digital de combate à dengue, por meio da eliminação de focos e criadouros do mosquito transmissor da doença. Na campanha, os participantes postam fotos de eliminação de criadouros e, com isso, acumulam pontos e podem ser premiados.