Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Saúde - Terça-feira, 05 de Março de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO, 2, O DIA D DE COMBATE À DENGUE. MUTIRÃO ESTÁ MARCADO PARA OS DIAS 08 E 09, AINDA NESTE MÊS.

Dia D de Combate à Dengue é uma ação que ocorre em todo o país e tem por objetivo disseminar informações de combate ao mosquito Aedes aegypti.


ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO, 2, O DIA D DE COMBATE À DENGUE. MUTIRÃO ESTÁ MARCADO PARA OS DIAS 08 E 09, AINDA NESTE MÊS.

BANDEIRANTES - O Dia D de Combate à Dengue é uma ação nacional que ocorre, normalmente, no dia 19 de novembro; excepcionalmente os municípios foram convocados para realizar essa ação no dia 2 de março, visto a epidemia que tem ocorrido em todo o território nacional. O objetivo é conscientizar e educar a população acerca da doença com uso de material informativo e contato pessoal, além de reforçar as ações de prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, sendo esta uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceira com estados e municípios. O tema deste ano foi “10 minutos contra a Dengue”, onde foi ensinado à população, através de carreata, panfletagem, carros de som e contato com agentes que é possível, em apenas 10 minutos diários, realizar vistorias na própria casa, encontrando e eliminando possíveis focos da doença.

A Dengue é uma doença grave que pode causar diversos sintomas, como febre, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele e, em casos mais severos, hemorragia e morte. Em 2023 foram registrados aproximadamente 1,6 milhão de casos, dos quais 1.053 resultaram em morte, segundo dados do Ministério da Saúde. A ação de conscientização em Bandeirantes ocorreu no Centro, alertando a população acerca dos riscos da doença e formas de combate, além de explicar que, em caso de alguns dos sintomas, a pessoa sob suspeita de Dengue deveria procurar o posto de saúde mais próximo para exames, e não se automedicar.

 

Responsabilidade e eficiência - Preocupada com a crescente de casos em nosso município, a prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Saúde, está realizando uma ação conjunta com o TG-05013, corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Defesa Civil, que tem o objetivo de eliminar focos da Dengue. O mutirão de combate à Dengue está marcado para ocorrer, em toda a cidade, nos dias 08 e 09 deste mês, onde agentes de endemias, acompanhados dos atiradores do TG-05013, farão visitas nas áreas mais críticas da cidade em busca de focos do mosquito, eliminando possíveis criadouros e informando acerca da importância da participação da população para o extermínio do mosquito. Serão ainda recolhidos todos os materiais que possam, de alguma forma, auxiliar na proliferação da doença, além da aplicação de inseticidas nos locais cujos dados levantados comprovam necessidade de atenção imediata para o extermínio do mosquito. A ação, coordenada pela secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, conta ainda com apoio dos Bombeiros, que auxiliarão os agentes e a população na limpeza de calhas e acesso a locais mais complexos. Para o secretário de Saúde, Alexandre Beretta, esta é uma atividade de suma importância, e o sucesso depende da participação popular: “os mutirões contam com agentes de endemia, agentes de saúde, defesa civil, apoio de secretarias, do Tiro de Guerra, bombeiros e, principalmente, da população. Estamos preocupados com a saúde da população bandeirantense e somos capazes de vencer essa praga se unirmos forças”, disse. Reinaldo Marques, diretor da Vigilância Sanitária, concordou e enfatizou: “precisamos de toda a ajuda para vencer esta praga. A proliferação é muito rápida, por isso os agentes vistoriarão todos os locais possíveis de se tornarem foco da doença, além de ensinar a população sobre a importância da realização de vistorias em suas próprias casas. O mutirão contará ainda com a aplicação de inseticidas, além da coleta de lixos e demais objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. Pedimos que a população receba os agentes e colabore conosco para o bem de todos os munícipes”, explicou.

 

 

 

 

 

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

264 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 17:09:52

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.