Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Segu

Saúde - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, aplica inseticida de Ultra Baixo Volume para matar mosquitos da Dengue.

Medida é utilizada para exterminar insetos em fase adulta que estiverem em vôo no momento da pulverização. Município encontra-se em estado de alerta. Medidas de combate foram definidas em reunião com várias secretarias.

BANDEIRANTES - A secretaria de Saúde, através dos agentes de endemia da Vigilância Sanitária, está aplicando o inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido por Fumacê. O inseticida é utilizado para exterminar os insetos que já estão em fase adulta e que estiverem em vôo durante a aplicação do veneno. Por ser restrito à fase adulta do inseto, a aplicação depende de boas condições climática e pouco vento nos locais onde será utilizado. Se corretamente aplicado, o inseticida tem ação imediata, eliminando os mosquitos. Por esta razão os agentes de endemia passam por treinamentos afim de conhecer bem os equipamentos, de forma a realizarem a aplicação com máxima eficácia.

A matéria continua após a galeria de fotos:

Um ponto importante a ser abordado é justamente referente aos sorotipos apresentados pelo vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, sendo eles o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ao ter contato com um sorotipo, a pessoa infectada desenvolve imunidade, no entanto ao contrair a doença novamente incorre em risco de ser infectada por outro sorotipo, o que leva a doença a se manifestar de forma mais grave. “O DEN-3 é o sorotipo responsável pelas formas mais graves da doença, conforme explica a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e é importante lembrarmos que este sorotipo já está em circulação em Cornélio Procópio, o que tem levado vários pacientes a internação pelas complicações causadas pela Dengue. Bandeirantes, por outro lado, tem em circulação o sorotipo DEN-1, que é o que mais afeta os brasileiros, possuindo como característica a capacidade mais explosiva, ou seja, capaz de gerar grandes epidemias em curto prazo”, explicou Reinaldo Marques, diretor da Vigilância Sanitária.

Quanto às aplicações do Fumacê, as equipes são notificadas através de repasse de informações para a Vigilância Epidemiológica pelos serviços de assistência ao paciente, postos de saúde, farmácias e outros serviços; no entanto vale lembrar que o melhor método de combate é a prevenção.

Esforços conjuntos - Buscando exterminar o mosquito da Dengue, a prefeitura de Bandeirantes, através do prefeito Jaelson Ramalho Matta, realizou ontem, 06, uma reunião com os secretários de diversas pastas. Contou ainda com a presença e apoio do Tiro de Guerra 05-013, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Defesa Civil. Na ocasião, estratégias de combate ao mosquito foram traçadas através de trabalho em conjunto. Serão realizadas campanhas de conscientização e comunicação e ações de combate, tais quais o programa de limpeza nos bairros, aplicação de Fumacê, visita dos agentes de endemias nas casas acompanhados de atiradores do TG 05-013, notificações aos proprietários de terrenos baldios que estejam sujos (com aplicação de multa quando em caso de não cumprimento da Lei), contato e esclarecimento acerca do armazenamento de recicláveis diretamente com os coletores e divulgação de informações de combate ao mosquito e estocagem de produtos (junto de comerciantes), tais como pneus, de forma consciente, evitando o desenvolvimento de criadouros do mosquito. O conjunto de medidas tem por objetivo resguardar a saúde dos munícipes, numa tentativa de impedir o surgimento de casos graves da doença, como reportado acima. O município encontra-se em estado de alerta, nível em que é apontada possível ameaça (neste caso, de saúde pública), deste modo todas as medidas são necessárias para exterminar o mosquito Aedes aegypti. As ações estão programadas para serem executadas no dia 17 de fevereiro e dias 08 e 09 de março.

A matéria continua após a galeria de fotos:

Sabe como se prevenir da Dengue? Deixamos as dicas:

- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar a água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.