Bandeirantes, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

DEZ ANOS DO PROJETO “SAÚDE DO HOMEM”. MARCO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PROSTÁTICAS

Equipe formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Estudantes de Enfermagem da UENP, realizarão, nesta quarta-feira (22/11/23) atediamento em horário diferenciado, das 16h00 às 20h00, no Posto Central de Bandeirantes realizando ações alusiva

BANDEIRANTES (PR) - Parceria entre Universidade Estadual do Norte Pioneiro Campus Luiz Meneghel (Curso de Enfermagem) e Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes proporciona cuidados na prevenção e combate ao diabetes, em evento alusivo ao Dia Mundial do Diabetes que será realizado amanhã (quarta-feira) dia 22 de novembro de 2023. As ações serão realizadas das 16h00 às 20h00, com: - Atendimento aos pacientes diabéticos, que ainda não participam do projeto “Diabetes Mellitus em Foco – Cuidando da pessoa diabética”; - Aferição da pressão; - Glicemia capilar; - Rastreamento para diabetes; - Atividade física, e; - Orientações sobre saúde bucal e habito saudáveis.
Amanhã, também serão realizadas ações do Projeto “Saúde do Homem”. Projeto de Extensão e Pesquisa da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) Campus Luiz Meneghel, coordenado pela professora Doutora Natália Guerra, que cuida da prevenção da saúde masculina. Cujas prioridades são, prevenir doenças do coração e próstata.
O Projeto “Saúde do Homem”, de carater continuo, já desenvolveu ações neste mês de novembro de 2023 nas: UBS – Vila União; Clínica UENP; IBC 1 e IBC 2; Vila Lordani e Itambaracá. Amanhã, dia 22/11/23, o atendimento será no posto Central; dia 23/11 – UBS Invernada; 27/11 – UBS Teixeirnha (Coj. Hab. Huberto Teixerira); 28/11 – Clínica UENP; 29/11 – UBS Bela Vista; 01/12 – Distrito Nossa Senhora da Candelária (Sertãozinho). Segundo professora Doutora Natália, serão desenvovlidas ações do Projeto no Municpio de Santa Mariana.

DEZ ANOS DE PROJETO “SAÚDE DO HOMEM”

O projeto “Saúde do Homem” teve inicio em 2013, como trabalho da então doutoranda Natália Guerra, que naquele momento desenvolveu atendimento em duas empresas com sede em Bandeirantes, Usina Bandeirantes e Sagae. Num segundo momento o projeto passou a ser continuo, atendendo a população em geral.
Com um cronograma fixado nas terças e sextas feiras, o atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que pode ser agendado através do telefone: (43) 99157-6324, são: às terças-feiras, o atendimento propriamente dito, das 17H30 às 20h00 na Clinica de Enfermagem da UENP (ao lado da Rádio Cabiúna), quando é realiazada “triagem”, feita anamnese (levantamento do histórico clinico e de saúde do paciente); orientações diversas, dentre elas a realização de exames, tais como: colesterol total, HDL (exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes no organismo do paciente), LDL (servem para identificar valores altos de colesterol no sangue), triglicerídios, VLDL (o exame é feito com o intuito de avaliar os níveis de colesterol VLDL presentes no organismo do paciente ), PSA (xame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas ) e eletrocardiograma. Também são feitos testes rápidos para ISTs (HIV, sifilis e Hepatites B e C.

Redação: Talitha Dalacosta, Róger D. T. Demétrio e Freddy Macedo.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.