Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, domingo, 16 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0
Quar
19/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0

Saúde - Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Saúde e CAPS, promove campanha de conscientização sobre valorização da vida.

Setembro é o mês escolhido para a campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio, usando o amarelo como forma de alerta.


Prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Saúde e CAPS, promove campanha de conscientização sobre valorização da vida.

BANDEIRANTES - Em 1994 o jovem Mike Emme, tirou a própria vida. Habilidoso, tempos antes restaurou um Mustang 68, pintando-o de amarelo; ficou conhecido como Mustang Mike. Mike sofria de problemas psicológicos que passaram desapercebidos pelos amigos e pela família. Um certo dia, Mike escreveu um bilhete, onde estava se lia "mãe, pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike”. Mike tinha apenas 17 anos. Dale e Darlene, seus pais, querendo conscientizar outros acerca de doenças de ordem mental, em seu cerimonial fúnebre, espalharam cartões com um laço amarelo; nele dizia “se você precisar, peça ajuda”. Vinte e nove anos depois, em outro país, outra língua, outra cultura, levantamos a cor amarela e repetimos: se você precisar, peça ajuda. E completamos: estamos aqui por você. No dia 28 de setembro, está programado para acontecer no auditório Thomaz Nicoletti (na UENP Campus Luiz Meneghel), um circuito de palestras com profissionais da área da saúde que atuam no ramo da saúde mental. A data será marcada, também, pelo relato de pessoas que venceram essas doenças. A entrada é franca e o convite é estendido a todos que tenham interesse.

Setembro Amarelo - Anualmente a prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Saúde e do CAPS, realiza a ação de Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre doenças de ordem mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio, dando publicidade ao CAPS, Centro de Atendimento Psicossocial, divisão da Saúde que atende pessoas diversas com problemas de saúde mental, prestando atendimento gratuito com médico, psicólogos e terapeutas, resgatando o paciente da sombra da depressão e outros doenças.

Doenças Mentais - Estigmatizadas, as doenças mentais são tratadas como tabus. Silenciosas e traiçoeiras, vão retirando da pessoa sua energia vital, trazendo consigo tamanha dor e sofrimento silentes que levam a pessoa a crer que na morte encontrariam o fim da angústia. O primeiro passo para combater esse desfecho trágico é falar sobre a doença. Compreender que não é um tabu e todos estamos à mercê delas a qualquer tempo. O trabalho pode ser demorado, mas o resultado é compensatório. Pensando nisso, diversas atividades serão realizadas durante o mês de setembro no intuito de informar a sociedade, dar visibilidade às doenças e tratamentos e estender a mão àqueles que necessitarem.

Muito além de setembro - A depressão é a doença do século, alcançando de crianças a idosos, mostrando dificuldades distintas de combate em cada fase da vida. Se tornou comum. Se você precisar de ajude, fale com amigos, parentes e procure, a qualquer momento, o CAPS. Não apenas em casos de depressão, mas para qualquer situação ou doença de ordem mental que vier a enfrentar. O CAPS está de portas abertas. Você importa e não está só.

 

 

Redação: Talitha Dalacosta, Róger D. T. Demétrio e Freddy Macedo.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

 

752 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.