Bandeirantes, segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Segu

Saúde - Segunda-feira, 15 de Maio de 2023

Projeto Olho no Olho está de volta nas Escolas Municipais de Bandeirantes.

Alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos por meio da oferta gratuita de exames de vista e entrega de óculos.

Projeto Olho no Olho está de volta nas Escolas Municipais de Bandeirantes.

BANDEIRANTES - O projeto Olho no Olho foi implementado pela atual Gestão Municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, e tem como objetivo realizar as medições e avaliações das crianças que frequentam os CMEIS e as Escolas Municipais de nossa cidade, as quais necessitam de atendimento oftalmológico.
Para otimizar esse atendimento, os profissionais de saúde responsáveis pela ação, o oftalmologista Dr Anderson Valentini e a enfermeira Janaina Castaldi, organizam a agenda, vão até as instituições e aplicam a Escala Optométrica de Snellen.

Em 2022, o projeto foi um sucesso! 949 alunos de 1° a 5° série, matriculados em quatro escolas diferentes, receberam a avaliação e o atendimento. Além disso, foram disponibilizados mais de 132 óculos, gratuitamente.
Grande parte do aprendizado é dificultada quando a criança não possui visão plena, o que exige esforço na assimilação dos conteúdos curriculares. Atento a isso, o programa garante conforto e saúde ocular, permitindo que a criança tenha total acesso à aprendizagem.
Os cuidados oftalmológicos nunca foram pensados de maneira tão assertiva quanto agora. A Secretária de Educação, Nelci Maria Martins Queiroz, reforça a importância do projeto: “Muitas vezes um problema relativamente simples passa batido pelas pessoas; quantas vezes um problema de visão passa batido e a criança não expõe? Tomando medida pró-ativa podemos identificar problemas de visão e corrigi-los. Criança que enxerga melhor aprende melhor e, consequentemente, tem melhor qualidade de vida”.

No desenvolvimento do projeto, está previsto o atendimento de, ao menos, 2.042 mil estudantes.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, pretende atender cerca de 2.042 mil alunos distribuídos em 10 escolas, ainda no primeiro semestre letivo. “A visão é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento de um indivíduo, principalmente durante a infância. A saúde ocular é, também, uma das maiores responsáveis pelo aprendizado e pela absorção do conhecimento. A visão de uma criança no período pré-escolar e escolar é fundamental para o aprendizado eficaz e contínuo, assim, torna-se de extrema importância a detecção e avaliação de deficiências oftalmológicas, principalmente na faixa etária de 0 a 6 anos de idade”, afirma o Secretário de Saúde Wanderson de Oliveira.
O projeto teve início na Escola Municipal Prefeito Moacyr Castanho e já atendeu 248 alunos . Nesta semana, será a vez dos alunos da Escola Municipal Yukiti Matida, cujo atendimento contemplará 259 estudantes.

Redação: Stéfani Dutra Ramos e Talitha Dalacosta.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.