Bandeirantes, quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Administração - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

Equipes das secretarias municipais compõem Força Tarefa para agilizar solicitação de recursos.

Plano de ação esta sendo executado dentro dos prazos

Diante dos acontecimentos na cidade da Bandeirantes foi necessário que o prefeito Jaelson Ramalho Matta fizesse uma visita de urgência na capital do Estado, Curitiba,  juntamente com o secretário da Administração, Rafael Marinho, o secretário de Agricultura, Renato Reis, o diretor de engenharia do SAAE, Wagner Tomma e o deputado Evandro Araújo. O roteiro de agendas foram na SEDESF (secretaria de Desenvolvimento Social e Família), SEAB (secretaria de Agricultura e Abastecimento) , COHAPAR (Companhia de habitação do Paraná), SECID (secretaria das Cidades), Casa Civil e SEIL(secretaria de Infraestrutura e Logística).

“Foi o chefe da casa civil, João Carlos Ortega que nos disse que o próprio governador havia pedido para nos atender no que fosse possível perante a situação.” afirma o prefeito.

O deputado Evandro Araújo, em sua visita no dia 16 de março, afirmou o compromisso da liberação de um recurso estadual pra recuperação das pontes de maior urgência, para o asfalto comprometido nas enchentes e para a concessão de casas para os afetados.

Neste momento os secretários de obras, agricultura, governo, planejamento, e todos os engenheiros da prefeitura estão envolvidos na execução na formatação desses projetos.

Os seis primeiros projetos protocolados  foram para a construção e reparos de pontes de concreto da zona rural, bem como para os termos de convênio das vigas junto ao DER (Departamento de Estrada e Rodagem) . São as pontes  do Bairro Novo, da Cabiúna (cascata), da Cabiúna (assentamento), do Monte Belo, do Sertãozinho e Juca Batista que aguardam posição do governo.

“Nesses últimos  15 dias temos uma boa manutenção (vide fotos) nas estradas rurais, priorizamos o acesso da população da zona rural à cidade. Estamos com a maior urgência para sanar esses percalços o mais rápido possível. Os projetos já foram protocolados na secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná e estamos esperando o “aceite” para a partir disso, o departamento de Planejamento  encaminhar as documentações necessárias para a alimentação do sistema e-Protocolo. assim como as adequados dos projetos para os tamanhos das vigas que eles terão para nos fornecer.” diz o prefeito Jaelson Ramalho Matta.

Plano de Ação

A partir da data do decreto de emergência, a prefeitura tem o prazo de 90 dias para dar entrada nos trâmites para a captação dos recursos estaduais e federais, deste modo, todas as secretarias e inclusive outras prefeituras estão ajudando para conseguirmos cumprir todos os prazos.

Imediatamente a secretaria de assistência social e família já concedeu o aluguel social para 28 moradores que tiveram suas casas  afetadas.

Através da secretaria do Estado Desenvolvimento sustentável e do Turismo(SEDEST), o secretário Valdemar Bernardo Jorge já disponibilizou 47 manilhas de 1,50m que serão utilizadas  nas construções das seguintes pontes: cascata, Juca Batista, Nomura, Ormeneze, Cabiúna ( altura do João Dula). Essas já serão iniciadas a partir da licitação que será aberta para a construção das cabeceiras.

A secretaria de Habitação está providenciando os projetos para 45 casas para atender a necessidade emergencial.

A secretaria de planejamento junto a Caixa econômica federal esta alimentando os sistemas para a apresentação das documentações necessárias para a liberação do FGTS para os moradores das áreas afetadas, em torno de 5 mil pessoas.

Foi liberado o recurso estadual no valor de 800mil para a recuperação do asfalto somente das áreas atingidas, o projeto está sendo elaborado.

Umas das alternativas para a área mais afetada, seria um projeto de “fundo de vale”, estudos estão sendo propostos para a possível liberação de recursos federais, o projeto é muito parecido como fizeram em Andirá e ele contempla parte sa extensão urbana do córrego Ribeirão das Antas. “Assim como buscaremos recursos federais para o serviço de limpeza de detritos/sujeiras no córrego e a desobstrução/limpeza das galerias pluviais. A secretaria de meio ambiente e recursos hídricos junto ao IAT (Instituto Água e Terra) já deram entrada no pedido de autorização ambiental.” confirma o prefeito Jaelson Ramalho Matta.

A secretaria de Obras municipal esta alimentando os sistemas para recursos também federais para uma nova limpeza de inúmeros bueiros e boca de lobo nos bairros Bela vista, Jardim União e Vila União.

“Estamos correndo e articulando para conseguir recursos, apesar de termos outros assuntos urgentes que surgem no meio do caminho aqui na prefeitura, temos que focar nesses recursos, pois eles têm prazos e não podemos perder. É a nossa cidade que clama por essas melhorias”, conclui o prefeito.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.