Equipes das secretarias municipais compõem Força Tarefa para agilizar solicitação de recursos.

Administração - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023


Equipes das secretarias municipais compõem Força Tarefa para agilizar solicitação de recursos.

Diante dos acontecimentos na cidade da Bandeirantes foi necessário que o prefeito Jaelson Ramalho Matta fizesse uma visita de urgência na capital do Estado, Curitiba,  juntamente com o secretário da Administração, Rafael Marinho, o secretário de Agricultura, Renato Reis, o diretor de engenharia do SAAE, Wagner Tomma e o deputado Evandro Araújo. O roteiro de agendas foram na SEDESF (secretaria de Desenvolvimento Social e Família), SEAB (secretaria de Agricultura e Abastecimento) , COHAPAR (Companhia de habitação do Paraná), SECID (secretaria das Cidades), Casa Civil e SEIL(secretaria de Infraestrutura e Logística).

“Foi o chefe da casa civil, João Carlos Ortega que nos disse que o próprio governador havia pedido para nos atender no que fosse possível perante a situação.” afirma o prefeito.

O deputado Evandro Araújo, em sua visita no dia 16 de março, afirmou o compromisso da liberação de um recurso estadual pra recuperação das pontes de maior urgência, para o asfalto comprometido nas enchentes e para a concessão de casas para os afetados.

Neste momento os secretários de obras, agricultura, governo, planejamento, e todos os engenheiros da prefeitura estão envolvidos na execução na formatação desses projetos.

Os seis primeiros projetos protocolados  foram para a construção e reparos de pontes de concreto da zona rural, bem como para os termos de convênio das vigas junto ao DER (Departamento de Estrada e Rodagem) . São as pontes  do Bairro Novo, da Cabiúna (cascata), da Cabiúna (assentamento), do Monte Belo, do Sertãozinho e Juca Batista que aguardam posição do governo.

“Nesses últimos  15 dias temos uma boa manutenção (vide fotos) nas estradas rurais, priorizamos o acesso da população da zona rural à cidade. Estamos com a maior urgência para sanar esses percalços o mais rápido possível. Os projetos já foram protocolados na secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná e estamos esperando o “aceite” para a partir disso, o departamento de Planejamento  encaminhar as documentações necessárias para a alimentação do sistema e-Protocolo. assim como as adequados dos projetos para os tamanhos das vigas que eles terão para nos fornecer.” diz o prefeito Jaelson Ramalho Matta.

 

Plano de Ação

A partir da data do decreto de emergência, a prefeitura tem o prazo de 90 dias para dar entrada nos trâmites para a captação dos recursos estaduais e federais, deste modo, todas as secretarias e inclusive outras prefeituras estão ajudando para conseguirmos cumprir todos os prazos.

Imediatamente a secretaria de assistência social e família já concedeu o aluguel social para 28 moradores que tiveram suas casas  afetadas.

Através da secretaria do Estado Desenvolvimento sustentável e do Turismo(SEDEST), o secretário Valdemar Bernardo Jorge já disponibilizou 47 manilhas de 1,50m que serão utilizadas  nas construções das seguintes pontes: cascata, Juca Batista, Nomura, Ormeneze, Cabiúna ( altura do João Dula). Essas já serão iniciadas a partir da licitação que será aberta para a construção das cabeceiras.

A secretaria de Habitação está providenciando os projetos para 45 casas para atender a necessidade emergencial.

A secretaria de planejamento junto a Caixa econômica federal esta alimentando os sistemas para a apresentação das documentações necessárias para a liberação do FGTS para os moradores das áreas afetadas, em torno de 5 mil pessoas.

Foi liberado o recurso estadual no valor de 800mil para a recuperação do asfalto somente das áreas atingidas, o projeto está sendo elaborado.

Umas das alternativas para a área mais afetada, seria um projeto de “fundo de vale”, estudos estão sendo propostos para a possível liberação de recursos federais, o projeto é muito parecido como fizeram em Andirá e ele contempla parte sa extensão urbana do córrego Ribeirão das Antas. “Assim como buscaremos recursos federais para o serviço de limpeza de detritos/sujeiras no córrego e a desobstrução/limpeza das galerias pluviais. A secretaria de meio ambiente e recursos hídricos junto ao IAT (Instituto Água e Terra) já deram entrada no pedido de autorização ambiental.” confirma o prefeito Jaelson Ramalho Matta.

A secretaria de Obras municipal esta alimentando os sistemas para recursos também federais para uma nova limpeza de inúmeros bueiros e boca de lobo nos bairros Bela vista, Jardim União e Vila União.

“Estamos correndo e articulando para conseguir recursos, apesar de termos outros assuntos urgentes que surgem no meio do caminho aqui na prefeitura, temos que focar nesses recursos, pois eles têm prazos e não podemos perder. É a nossa cidade que clama por essas melhorias”, conclui o prefeito.

 

 



 

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.

Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes