Bandeirantes, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, trava batalha constante contra o Aedes aegypti.

Desde o dia primeiro de janeiro os agentes de endemia tem trabalhado para combater o mosquito da dengue. Meta diária é de 33 imóveis por agentes. Casos estão aumentando.

BANDEIRANTES - A guerra contra o Aedes aegypti, o mosquito da Dengue, já é mais do que conhecida por todos. Todos também sabemos que este mosquito se reproduz em água parada e que sua picada pode transmitir a Dengue, Zica ou Chikungunya. Recebemos essas informações anualmente em todas as mídias, vemos alertas em diversas cidades dos mais diferentes tamanhos. E ainda assim o problema persiste. Ocorre que, para que vençamos esta guerra, temos que trabalhar juntos, e não tem como ser diferente.

A prefeitura, através da secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária realizam ações diretas através de seus agentes de endemia, que possuem meta diária de visitar 33 imóveis para localizar focos do mosquito. Bandeirantes conta com 18.304 imóveis, distribuídos entre residências, prédios residenciais e comerciais e demais edificações, sendo 3.266 apenas terrenos baldios. Todo local com água parada, sendo terreno baldio ou edificação, é ponto preferido do mosquito da dengue.

As ações da prefeitura são constantes, mas não são suficientes. Perder essa guerra tem custos altos, a vida dos munícipes. Dengue mata, e não devemos nos esquecer disso. Desde o início do ano foram registradas 128 notificações da doença, 71 destas notificações apenas nas duas últimas semanas. Os números de infestações descobertas estão aumentando; já foram realizados bloqueios em 189 quarteirões, o que soma 23,81% do município; o bloqueio ocorre quando larvas do mosquito são encontradas. Apesar de todo o trabalho desenvolvido pelos agentes, já temos em nosso município 23 casos confirmados.

Outra ação tomada é a do fumacê, aplicado nas localidades que apresentam infestações. O fumacê da Dengue circula pelas ruas à partir das 18h, e os moradores dos bairros são previamente informados acerca da passagem dos agentes de aplicação; é crucial que portas e janelas sejam abertas para que o inseticida possa agir com maior eficácia. Lembre-se, também, de tampar comedouros e bebedouros dos animais de estimação e cobrir gaiolas de pássaros, para que eles permaneçam saudáveis.

Ou lutamos juntos ou perdemos todos.

Todos sabemos as medidas que devem ser tomadas, e mesmo assim elas são sempre reforçadas, tais como manter a casa limpa e livre de objetos que acumulem água, tampar caixas d’água e manter piscinas tratadas e também não deixar água parada em vasos de plantas, baldes e qualquer outro recipiente.

Não é difícil se cada um de nós simplesmente jogar fora a água empoçada em um balde e o deixar virado, ou jogar fora a água acumulada nos pratos das plantas; ao mesmo tempo, não tomar essas medidas é ato indesculpável, pois podem custar vidas e estamos todos cansados de saber nossos papéis. Se não lutarmos juntos, perderemos todos e pessoas morrerão.

O heroísmo nestes casos é de ações pequenas, simples e continuadas, e relembrando vizinhos, amigos e parentes. Vidas estão também em suas mãos, e mantê-las é simples.

Estamos todos juntos nesta guerra, queiramos ou não. Vamos tomar o lado certo: o nosso.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.