Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quinta-feira, 16 de Março de 2023

Projetos nas escolas disponibilizaram óculos e consultas gratuitamente.

Parceria entre as secretarias de saúde e educação trazem benefícios aos alunos da rede pública de educação do município.

Projetos nas escolas disponibilizaram óculos e consultas gratuitamente.

No último dia 14 a secretária de Educação, professora Nelci Maria Martins de Queiroz, diretora de Saúde, Eliane da Luz Furtado, participaram de reunião onde firmaram parceria para a criação e manutenção de projetos de relevante interesse social; mais especificamente sobre atendimento aos alunos da rede municipal de educação. O aprendizado está intimamente ligado à qualidade de vida, sendo sua melhora garantida pelas pastas; nascem assim os projetos:

“Postura na Escola” tem a pretensão de corrigir problemas posturais e ensinar às crianças a importância da postura ergonômica correta e os malefícios causados pelo descuido; o projeto atende crianças com idades de 07 a 10 anos, ou seja,  em fase de crescimento e desenvolvimento, o que intensifica a importância ímpar deste cuidado, garantindo saúde corporal e prevenção a diversos problemas futuros, tais como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Com visão de longo prazo, busca educar agora e permitir uma vida saudável e sem problemas ortopédicos.

Na mesma esteira, foi criado o projeto 'Não Passe Sufoco’, que garante o treinamento a primeiros socorros aos diretores, professores e funcionários da rede pública municipal de ensino, prevenindo contra tragédias decorrentes de engasgos e auxílio em casos de convulsões. Medidas educacionais simples que salvam vidas são os objetivos dos novos projetos das pastas.

O que fez sucesso deve ser ampliado.

Em 2022 as duas pastas já haviam se reunido e, na ocasião, nasceram os projetos ‘Olho no Olho’, responsável por consultas oftalmológicas e distruibuição gratuita de óculos para os alunos; em 2022 foram disponibilizados 200 óculos gratuitamente e atende crianças de idades entre 06 e 09 anos. Grande parte do aprendizado é dificultado quando a criança não possui visão plena, exigindo grade esforço para uma absorção mínima de informação. O programa garante conforto e saúde ocular, permitindo que a criança volte a se dispor ao aprendizado. Os cuidados oftalmológicos nunca foram pensados de maneira tão acertiva quanto agora. A secretária de Educação reforça a importância do projeto: “muitas vezes um problema relativamente simples passa batido pelas pessoas; quantas vezes um problema de visão passa batido e a criança não expõem? Tomando medida pró-ativa podemos identificar problemas de visão e os corrigir; criança que enxerga melhor aprende melhor e tem vida melhor”.

Na mesma ocasião nasceu o projeto ‘Dentinho de Leite’, que garante saúde bucal e odontológica. Este projeto foi avaliado como umas das melhores experiências da 18ª Regional de Saúde e chegou a ser apresentado no XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorreu em Foz do Iguaçu, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022. Este projeto atendeu, até a data do Congresso, 1335 crianças, todas com idades compreendidas entre 04 e 09 anos, encaminhando 665 aos tratamento odontológicos que necessitavam. A diretora de Saúde, Eliane da Luz Furtado, informa: “saúde bucal é de extrema importância, e não medimos esforços para realizar e ampliar este projeto. Garantia de saúde bucal é impedir que as crianças tenham cáries, placas e até mesmo doenças mais sérias, como periodontites, que são inflamações graves nas gengivas. Temos que garantir a saúde agora para ter certeza de um futuro melhor para nossa sociedade, por isso é tão importante firmarmos essa parceria com a secretaria de Educação, pois assim podemos alcançar as crianças com facilidade e ajudar na educação de qualidade que ele proporcionam”.

Saúde, alimentação, segurança e bem estar são garantidores da qualidade educacional; o município oferta, ainda, alimentação balanceada às crianças da rede pública, cujos cardápios são pensados pela nutricionista da Secretaria de Educação, Thalita Souza. Quanto a segurança e bem estar, a prefeitura está realizando reformas e manutenções em todas as escolas municipais, assim como também na secretaria de Educação.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.