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Saúde - Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

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13ª Conferência da Saúde acontece no dia 02 de março no Auditório Thomas Nicoletti, nas dependências da UENP

O objetivo é avaliar a situação da Saúde, estudando o que foi realizado nos últimos quatro anos, bem como a possibilidade de traçar diretrizes para a saúde pública a nível municipal.


13ª Conferência da Saúde acontece no dia 02 de março no Auditório Thomas Nicoletti, nas dependências da UENP

13ª Conferência da Saúde acontece no dia 02 de março no Auditório Thomas Nicoletti, nas dependências da UENP

 

O objetivo é avaliar a situação da Saúde, estudando o que foi realizado nos últimos quatro anos, bem como a possibilidade de traçar diretrizes para a saúde pública a nível municipal.

 

BANDEIRANTES - “A saúde é direito de todos e dever do Estado”, é o que reza o art. 196 da Constituição Federal, porém, a mera garantia sem efetividade não é o que os legisladores e a população buscavam. Para que se garanta pleno funcionamento, é realizada a cada quatro anos a conferência da saúde, que analisa o funcionamento desta secretaria nos últimos quatro anos, trazendo à luz os pontos em que deve melhorar e apresentando aqueles que alcançaram a excelência.

Esta análise é obrigatória e segue os parâmetros estabelecidos na Lei 8.142 de 8 de dezembro de 1990, buscando maximizar a eficiência, sendo obrigatória a presença dos atuais membros do conselho municipal de saúde, que com base nas informações levantadas determinarão diretrizes que nortearam as decisões tomadas pela pasta, a fim de impulsionar a saúde para frente, trazendo respostas às demandas da população, lembrando que na Conferência serão escolhidas as entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde e seus respectivos representantes.

 

A melhora é uma constante.

É sabido que o sistema público, seja qual for, enfrenta dificuldades ímpares, muito distintas da iniciativa privada. Neste sentido, as conferências também servem como o meio para que a transparência e a publicidade, dois princípios norteadores da administração pública, tomem corpo e ganhem força. Além do exposto, ressalta-se que a população deve estar sempre ciente das melhoras nos serviços que lhes são ofertados, pois a evolução é uma constante e seus passos não devem ser esquecidos.

Diante de tamanha importância, elencamos alguns pontos do que foi realizado somente no último ano, antes de findar o mês de dezembro, para mostrar a importância da configuração ótima possível de ser realizada através de uma gestão de excelência.

Inicialmente foram realizadas (1) reformas no centro de fisioterapia, conferindo dignidade aos profissionais e pacientes, além do conforto necessário para os atendimentos.  Dando seguimento, foi (2) implementada a Laserterapia, no centro de Fisioterapia, utilizado majoritariamente em feridas, promovendo a rápida cicatrização dos tecidos; enquanto isso, visando economia e funcionalidade foi (3) realizada a recuperação de aparelhos, evitando gastos com peças e aparelhagem que poderia voltar a ser utilizada, o que permite o investimento em novas máquinas ou locais. Ainda com a mente focada na recuperação e na economia, foi planejada e está se realizando a (4) reforma da antiga farmácia de manipulação; o local servia como armazém de inservíveis e tomou novo fôlego e atividade no coração das instalações.

A (5) transformação de um depósito de suprimentos médico hospitalar em consultório multiprofissional foi outro ganho enorme conquistado através de uma gestão inteligente; a facilidade logística e a assepsia se tornam possíveis com menores esforços, atendendo a mais pessoas em menor tempo. O nascimento do (6) projeto “Olho no olho” avaliam as crianças dos CMEIS e Escolas da rede municipal de educação; no último ano foram encaminhadas em torno de 200 crianças para consultas oftalmológicas, com a confecção de óculos para aquelas que necessitavam. Por falar em celeridade com eficiência, nasceu o programa (7) Fila Zero, que, como o próprio nome diz, objetiva zerar as filas. Para atendimento em ultrassonografia, os horários são agendados, reduzindo o tempo de espera. Para cardiologia, não existe mais fila de espera. O programa visa alcançar todos os setores de atendimento da saúde. O projeto (8) Dente de Leite foi avaliado como uma das melhores experiências da 18º Regional da Saúde, apresentado no XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em Foz do Iguaçu; neste projeto, 1.335 crianças dos CMEIS e das escolas da rede pública de educação foram atendidas e destas 665 foram encaminhadas para tratamento odontológico. A (9) Secretaria de Saúde é, ainda, uma das poucas a manter um Centro Municipal de Assistência Social em Saúde, sendo o setor responsável pela triagem, contagem, manutenção, guarda e entrega de próteses, órteses, cadeiras de rodas e demais aparatos médicos – hospitalares que possam ser necessários para a recuperação e uso dos pacientes.

O programa de (10) capacitação e treinamento é uma constante para melhorar sempre o atendimento àqueles que buscam por ajuda nos centros de saúde ou na própria secretaria. Numa mentalidade de extensão, a Saúde oferta (11) cursos profissionalizantes para a população, como o de Cuidador de Idosos, buscando manter máxima saúde mesmo além de suas dependências.

Dentre tantas melhoras, vale destaque o zelo pelo (12) bem estar dos pacientes que buscam atendimento e são transportados para fora do município; a secretaria de Saúde e a Administração Municipal passaram a ofertar o KIT LANCHE aos pacientes, que consiste na garantia de alimentação; ocorre que muitos dos pacientes não possuem condições para a aquisição de alimentos durante as viagens ou pelo tempo que aguardam atendimento em seus destinos. Embora pareça simples, essa ação possui enorme alcance social, resguardando a dignidade e o bem estar dos pacientes, permitindo a subsistência dos que mais necessitam. Esta é uma ação humana acima de tudo.

Estes são alguns dos 27 projetos de melhoria e desenvolvimento que a Saúde realizou somente no ano de 2022.

 

IMPORTÂNCIA

É extrema a importância desta Conferência, para que todos os projetos sejam analisados, reestruturados se necessários e incentivados quando preciso, para que a população bandeirantense tenha garantido para si excelência em Saúde. Ressalta-se que as demandas da população serão levadas em consideração e devidamente analisadas, portanto, se há o que ser dito ou sugerido, é necessário que se apresentem às UBS até dia primeiro de março. Sugestões, reclamações, elogios e críticas serão levadas para a comissão que, juntamente dos demais participantes, analisarão os casos individualmente na conferência.

 

 

 

 

 

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

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