Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Obras - Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Prefeitura assume obras realizadas na água do Caia. Primeira etapa foi finalizada.

Com investimento previsto na ordem de aproximadamente R$700 mil para a obra total, dividida em 2 etapas, obras buscam minimizar riscos de enchentes e identificar áreas de risco.

BANDEIRANTES - A prefeitura municipal de Bandeirantes, através da secretaria de Obras, está executando obras na Água do Caia; o objetivo é reduzir riscos de enchentes na região. Com investimento de aproximadamente R$700 mil, estão sendo realizadas melhorias na infraestrutura de drenagem, o que possibilitará reduzir os riscos de inundação e enchentes na região, aumentando a segurança para todos os munícipes, especialmente para os moradores dos bairros adjacentes. Para Luís Felipe Zangerolimo Liberato, engenheiro civil e diretor de Obras e Serviços Urbanos, a medida é essencial para manter a segurança no local e garantir a saúde da população: “na primeira etapa ampliamos a rede de drenagem, o que permite o escoamento de maior quantidade de água. Na segunda etapa, que está em projeto, faremos a implantação de bacias de contenção ao longo do córrego Água do Caia; uma empresa especializada foi contratada para realizar os estudos geotécnicos e hidrológicos, o que permitirá avaliar a estabilidade dos solos e das encontras, a permeabilidade do terreno e a capacidade de suportar peso. Este estudo ainda nos auxiliará a identificar áreas de risco de deslizamento de terra ou erosão, o que possibilitará garantir a segurança das bacias”, explicou.

O prefeito Jaelson Ramalho Matta elogiou os trabalhos; “estes são trabalhos extensos e complexos que estão sendo desempenhados com muito cuidado pela secretaria de Obras. Devido a complexidade, devem ser realizados com cuidado, e ao término será um excelente investimento, trazendo maior segurança para os moradores da região e, também, de toda a cidade”, pontuou.

A finalização da primeira parte das obras traz, ainda, outro benefício: a feitura da malha viária em toda a extensão das obras, trazendo asfalto de alta qualidade e mais segurança para pedestres e motoristas da região.

Obstáculos - Muitos desafios tiveram que ser enfrentados para a realização das obras; já no início um lajedo de rochas foi encontrado e sua remoção era obrigatória, além da adequação do terreno que teve que ser feito posteriormente. Com isso, dificuldades logísticas surgiram, pois maquinários especializados foram necessários para esta movimentação de rochas; todo o trabalho teve que ser realizado com cuidado para não gerar danos às tubulações de esgoto que existem no local. Valeu a pena, pois há agora um melhor escoamento de água do local, reduzindo os riscos de enchentes quando em períodos de chuva intensa, reduzindo também os riscos de danos às propriedades da região.

A matéria continua após a galeria de fotos.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.