Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Obras - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023

A Imagem de Santa Terezinha: Símbolo de Resistência na Reconstrução da Escola Municipal.

Uma pequena imagem da Santa, de aproximadamente 20cm, foi a única peça que resistiu ao fogo.

BANDEIRANTES- Há sete anos, em 17 de dezembro de 2016, um triste evento marcou profundamente a cidade de Bandeirantes. Enquanto a cidade celebrava as festas de Natal, as comemorações foram interrompidas quando, por volta das 19h30min, uma fumaça vermelha surgiu no horizonte. A alegria deu lugar à preocupação quando se soube que a Escola Municipal Santa Terezinha estava em chamas. O prédio, que tinha uma importância especial para a comunidade, estava sendo consumido pelo fogo.

O incêndio consumiu tudo, exceto uma pequena imagem de Santa Terezinha, com cerca de 20cm de altura. Essa imagem chamuscada, mas intacta, se tornaria um símbolo de resistência e esperança para a cidade.

“Foi muito doloroso ver nossa segunda casa na situação que ficou, pois assim como eu, vários funcionários passam as manhãs e tardes na escola. Encontrar a imagem da Santa Terezinha apenas chamuscada foi uma surpresa, pois a proporção do incêndio foi enorme. Ela tem nos acompanhado durante todos esses anos, nos abençoando e dando forças, pois são 7 anos na expectativa da nova escola, de termos nosso canto novamente. Nos adaptamos, fizemos dar certo e não vemos a hora de voltar para o nosso lugar. Nós fomos ver como estava a construção da nova escola, nos deixando ainda mais ansiosas para voltarmos, salas de aulas amplas, espaços cobertos para nossos alunos, refeitório e muitas outras coisas que não temos hoje no nosso local provisório.” relembra a diretora da escola Franciely Karina Bianchini.

Em 2023, a escola estava sendo completamente reconstruída. As 11 salas de aula e toda a estrutura original foram destruídas, não restando nada a ser aproveitado. O município, com a autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Câmara Municipal, assumiu o custeio da obra com recursos próprios. O investimento previsto para a reconstrução era de R$ 4.189.583,61 reais e no momento esta em 80% aproximadamente, segundo a JDF Empreendimentos.

Atualmente, a nova escola "Santa Terezinha" atende 349 alunos em 10 turmas no período da manhã e 8 turmas no período da tarde. Com as novas instalações, há a expectativa de ampliar o número de vagas, possibilitando atender cerca de 100 a 120 novos alunos, totalizando mais de 500 alunos atendidos, aproximadamente.

No entanto, a verdadeira cereja do bolo na reconstrução da escola é a pequena imagem de Santa Terezinha. Essa imagem resistente, que sobreviveu ao incêndio e se tornou um símbolo de força para a comunidade de Bandeirantes, terá um lugar especial e visível a todos na nova escola municipal. Ela será cuidadosamente preservada, refletindo o espírito de resistência da população local.

A tragédia que marcou o passado agora é lembrada não apenas pela destruição, mas também pela renovação e determinação da comunidade em reconstruir um local de aprendizado e esperança. A nova Escola Municipal Santa Terezinha não apenas recupera a estrutura física, mas também fortalece os laços de união e perseverança de todos os envolvidos. A pequena imagem de Santa Terezinha é o símbolo desse espírito resiliente e da capacidade de superar adversidades.