Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue pela terra fértil e pelo povo oriundo de diversas partes do Brasil e do mundo. O município tem forte influência dos paulistas, mineiros, italianos, japoneses e portugueses, origem primordial das vocações econômicas e turísticas do município.
Entre as atividades socioeconômicas da cidade, destacam-se o agronegócio, o comércio, o ensino superior e a pesquisa. No turismo, os segmentos religioso, rural/ecológico e enoturismo fazem das visitas aos recanto naturais e santuários religiosos, contato com a natureza e festas tradicionais os melhores roteiros do município.
Como chegar: Bandeirantes está em uma localização privilegiada na região Norte do Paraná, a 100 Km de Londrina/PR e a 80 Km de Ourinhos/SP, pela BR-369.
Onde ficar: Bandeirantes conta com opções de hotéis e pousadas de variados padrões e faixas de preços, localizados em diferentes pontos da cidade.
Onde comer: A cidade possui tradição de bons restaurantes, tanto na cidade como na área rural. Dentre as opções gastronômicas, destaque para os pratos típicos das culinárias japonesa, italiana e caseira, além dos tradicionais bares, lanchonetes e pesque-pagues.
SANTUÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
Na rota do turismo religioso Bandeirantes está muito bem representada pelo santuário de São Miguel Arcanjo e Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, integrados à Rota do Rosário. O Santuário de São Miguel Arcanjo tem como destaque a belíssima imagem de São Miguel, com 19,2 metros de altura, além de ser o terceiro maior do mundo dedicado ao santo. Conta com praça de alimentação, loja de artigos religiosos, sanitários, capela de adoração e a Casa do Peregrino.
CRUZ E GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DOS NOVE COROS DE ANJOS
Integrando o complexo do Santuário São Miguel Arcanjo, estão ainda a maior cruz do país e segunda mais alta do mundo, com 81 metros de altura e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel Arcanjo com os Nove Coros de Anjos. A gruta e a cruz encantam os viajantes por sua força religiosa e beleza. O interior da gruta está repleto de obras sacras.
SANTUÁRIO DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE / PORTAL
O Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Padroeira do município, foi inaugurado em 1926, tem como destaque a realização da “Missa das Rosas”, no dia 1º de outubro, dia da padroeira. A cidade homenageia também a sua padroeira com um portal dedicado a ela em uma das principais vias da cidade, onde são realizadas missas e há grande fluxo de devotos e turistas.
CAPELA SÃO DOMINGOS
A Capela São Domingos, atualmente administrada pela Mitra Diocesana de Jacarezinho, foi construída em 1954 pelo fundador do complexo Hotel e Termas Yara, hoje desativados. De estilo arquitetônico italiano, atualmente desativada para realização de missas e celebrações, é local de visitação e de peregrinação de fiéis que aproveitam o passeio pela Fazenda Yara.
TEMPLOS EVANGÉLICOS E OUTROS
Agregando valor à sua característica de cidade com forte turismo religioso, Bandeirantes possui templos de religiões evangélicas de todas as denominações, com um Conselho de Pastores bem atuante, além de templos destinados ao culto de diversas outras religiões. A cidade conta ainda com espaços e recantos destinados à realização de eventos e hospedagem de turistas, sob a responsabilidade de várias igrejas.
FAZENDA YARA
A Fazenda Yara, área privada, localizada no final da rodovia Tsuneto Matsubara (Estrada da Yara) é um local de memória e contemplação ao passado. Aqui se encontram as ruínas do antigo Hotel e Termas Yara. Permite acesso para visitas e eventos mediante reserva antecipada.
ENCONTRO DAS ÁGUAS
A aproximadamente 15 Km de Bandeirantes, a natureza proporciona um belo espetáculo: o encontro de dois importantes rios do estado, Cinzas e Laranjinha, que formam diversas quedas d´água e “prainhas”, tudo cercado por mata nativa. Nessa mesma região também existem várias opções de lazer e turismo ecológico, como o ciclo turismo e caminhadas em áreas naturais.
CASTELO VINÍCOLA LA DORNI
O Castelo La Dorni é um pedacinho da Itália em Bandeirantes. Construído de maneira artesanal, as mais de 50 mil pedras de arenito usadas na construção foram talhadas à mão, buscando manter a fidelidade de um castelo medieval. No local, é possível visitar o Castelo, suas adegas e apreciar um bom vinho.
PARQUE DO POVO
Construído como uma opção de lazer para a comunidade local, o Parque do Povo acabou se tornando um grande atrativo turístico da cidade. Além de dois grandes lagos, o local possui diversos equipamentos de lazer, como quadra poliesportiva, campos de futebol, cancha de bocha, pista de skate, pista de caminhada, parque infantil, e academia ao ar livre. É o local onde também se realiza semanalmente a Feira da Lua.
PRAÇA BRASIL/JAPÃO E CENTRO CULTURAL
Bandeirantes realizou ao longo dos anos diversas transformações em sua “pracinha”, originalmente chamada de Praça Marechal Deodoro. Atualmente é a Praça Valderi Mendes Vilela e é carinhosamente apelidada de “Praça Brasil-Japão”, em virtude de ser essa a temática da arquitetura da praça e também por abrigar o Centro Cultural Professora Takiko Hassegawa. O local é ponto de realização de eventos públicos e particulares, além de abrigar festas e feiras, bem como a Feira Livre aos domingos.
MUSEU MUNICIPAL
O Museu Municipal Professora Maria Calil Zambon está instalado no prédio da antiga estação ferroviária, um dos marcos iniciais da história do município. As peças de exposição retratam a memória da cidade, classificados por temas: contexto histórico, com a ala dos pioneiros; contexto material, com instrumentos da estação ferroviária e ainda cultura e imigração japonesa. São fotos, imagens e documentos antigos, além de itens usados pelos pioneiros da cidade.
RESORT MORRO DOS ANJOS
O Morro dos Anjos será um dos hotéis resort mais completos do Sul do País. Um lugar que une paz e lazer diferenciado com um belíssimo complexo aquático de águas quentes termais.
TURISMO RURAL E NATUREZA
O município tem uma riquíssima ecologia e muitas são as opções. Entre os diversos passeios para se fazer em Bandeirantes, é possível conhecer variadas matas e reservas, recantos naturais preservados, chácaras, sítios e fazendas que ofertam comida caseira e passeios, estradas para caminhada e ciclo turismo, cavalgadas e ainda muitos restaurantes rurais e pesque-pagues, para quem gosta de pescaria esportiva ou bons momentos de lazer. No Bairro das 3 Aguas temos o contato com a cultura da uva.
ESTÂNCIA SANTA MARIA
Localizada a aproximadamente 7 Km da cidade, a estância oferece opções de turismo ecológico e lazer rural, com áreas preservadas de mata, quiosques, piscinas, pousada, bar e lanchonete, além de realizar anualmente diversos eventos de natureza musical e temática. Um ponto de lazer e passeios que pode ser frequentado com ou sem agendamento.
FEIRA DA LUA E FEIRA LIVRE
Toda quinta-feira acontece no Parque do Povo um encontro gastronômico com diversas barracas de comidas e bebidas acompanhado sempre de música ao vivo. A feira promove a culinária e a cultura locais, além da integração entre bandeirantenses e seus visitantes. A Feira Livre do Agricultor acontece aos domingos pela manhã, no entorno da “Praça Brasil-Japão” e é uma opção de lazer e conhecimento da culinária e tradições locais, além de fazer contato e possibilitar compras dos produtos que constituem boa parte do carro-chefe da economia local.
FESTAS
A cidade de Bandeirantes tem em seu calendário oficial festividades anuais importantes. Como a Festa do Milho, Festa da Uva, Festa Junina, Cantatas de Natal, Jogos Florais, Rodeio, Oktobeerfest, Baile das Bahamas, Cavalgadas e outras.
CONTATOS:
Ponto de Informação ao Turista: (43) 9.9191-3775 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comtur)
www.bandeirantes.pr.gov.br/pagina/7/turismo
Facebook
Instagram
Youtube
E-mail:turismo@bandeirantes.pr.gov.br