Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Boa tarde Bandeirantes, segunda 24 de fevereiro de 2020

Notícias

Saúde - Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


Campanha de vacinação contra o sarampo começa no próximo dia 10


Campanha de vacinação contra o sarampo começa no próximo dia 10

Começa nesta segunda-feira (10) a Campanha Estadual de Vacinação contra o Sarampo e se encerra no dia 13 de março. O Dia D acontece no próximo sábado, dia 15, das 09h às 16h, nas seguintes unidades de saúde: Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I. Após vinte anos sem registro, o Paraná hoje está com 800 casos confirmados de Sarampo, conforme dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Zanatta, no período da campanha, todas as pessoas com idade de 20 a 29 anos devem tomar uma (01) dose da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo como reforço, independente de quantas doses tem em seu Histórico Vacinal. “Pessoas de 5 a 19 anos devem ter duas (02) doses da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo de acordo como seu Histórico Vacinal e pessoas com idade de 30 a 59 anos devem ter uma (01) dose da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo de acordo com seu Histórico Vacinal”, explicou e alertou: “Gestantes não podem tomar essa vacina”.

A secretária da Saúde, Daiane Tomé, explicou que o objetivo da realização da campanha é trabalhar para a interrupção da circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no Estado e também no Município.  “O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença”, explicou Daiane.

SINTOMAS– Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

A secretária de Saúde e a coordenadora do Setor de Imunização orientam as pessoas que não deixem de procurar os postos de saúde para receberem as doses de vacina contra o Sarampo, e também é importante levarem consigo a carteira de vacinas.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software