Bandeirantes, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Dia D contra sarampo

Jovens de 20 a 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo

Dia D contra sarampo

Acontece neste sábado, dia 30, das 09h às 16h, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo  para adultos com idade de 20 a 29 anos. Esta é a segunda etapa da campanha. Até o Dia D, o público-alvo pode procurar diariamente as unidades de saúde: Centro de Saúde I (Posto Central), PSF Teixeirinha e PSF IBC I. No sábado, data do Dia D, estarão abertos os postos: Centro de Saúde I (Posto Central), PSF Teixeirinha, PSF IBC I e UBS Bela Vista. É importante levar a carteira de vacinas para ser registrada e também ser avaliada pelos profissionais de saúde.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Zanatta, jovens adultos que ainda receberam as duas doses devem se proteger e ajudar a cuidar das pessoas ao seu redor. “A primeira etapa de vacinação foi voltada para crianças de seis meses e cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. A realização desta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo para reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo”, comentou.

De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Tomé, o sarampo é uma doença de fácil transmissão e que se espalha rapidamente. “Por isso é importante atenção deste público jovem, pois eles não se lembram, não sabem se tomaram a vacina, inclusive, alguns acreditam que não ficam doentes. Contudo, somente pela vacina é possível bloquear o vírus”, ressaltou e reforçou que os adultos jovens com idade de 20 a 29 anos devem ter registro de duas doses da vacina. “O Ministério da Saúde convoca adultos jovens a se vacinarem nesta segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Isso porque os dados são preocupantes entre esse grupo. Aumentando a cobertura vacinal, aumenta-se a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo. Lembrando sempre esta é uma doença perigosa, que pode se agravar e levar a óbito”, argumentou.

Fonte: Folha do Norte Paranaense