Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018

Secretário de Estado da Agricultura visita Município e conhece trabalhos do SRI

Secretário de Estado da Agricultura visita Município e conhece trabalhos do SRI

O secretário estadual da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná), George Hiraiwa, esteve em Bandeirantes na sexta-feira (19) passada visitando o Município e conhecendo os trabalhos de inovação desenvolvidos pelo SRI (Sistema Regional de Inovação), dentre eles, do Município de Bandeirantes que é uma das cinco cidades integrantes do projeto que visa promover o desenvolvimento e o fomento da tecnologia e inovação, criação de novas oportunidades e empregos, e atração de investimentos para a região. Além de Bandeirantes, também integram o SRI, Andirá, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

Segundo o prefeito Lino Martins, os bons resultados do projeto do SRI em Bandeirantes estão acontecendo devido aos trabalhos desenvolvidos através da Sala do Empreendedor e Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/PR e demais instituições públicas e entidades privadas parceiras, com a finalidade de alavancar empreendimentos abrindo oportunidades para que o Município e a região mostrem a sua riqueza em conhecimento e tecnologia. Em Bandeirantes, através do edital do Instituto Araucária, seis startups foram contemplados com recursos para o desenvolvimento de empreendimentos na área de alimentação e aplicativos tecnológicos.

Durante o encontro de trabalho, Hiraiwa explicou que em visita ao evento Genius.Com realizado recentemente em Jacarezinho, conheceu os trabalhos do SRI e entre eles, os desenvolvidos no Município para o ecossistema de inovação no setor agropecuário com a startup ‘Apiário Tec’, do empreendedor Vítor José Ferreira da Rosa, voltado para um sistema inteligente e tecnológico no processo de produção da apicultura. “Foi muito lisonjeiro e gratificante explicar e apresentar ao secretário Hiraiwa os resultados dos trabalhos que o nosso Município e a nossa Sala do Empreendedor vêm realizando no decorrer dos anos desde a implantação do SRI. Dentre as cinco cidades, somos referência dentro do projeto quanto a orientações e atendimento aos empreendedores”, mencionou a agente de Crédito da Fomento Paraná e de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Conceição Cesco.

Na reunião, o presidente do SRI, Kleyton Smentkoski, detalhou sobre a atuação do projeto na região do Norte Pioneiro, dentre eles a realização do evento Genius.Com, uma vitrine para o empreendedorismo, inovação e tecnologia com foco na geração e interação entre as instituições de ensino, empresas, estudantes e investidores.

Participaram do encontro técnico com o secretário estadual George Hiraiwa, prefeito Lino Martins e o vice-prefeito Luiz Carmelo Comegno; agente de Crédito da Fomento Paraná e de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Conceição Cesco; secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Demício; secretário municipal da Agricultura e Pecuária, Renato Reis; chefe regional da SEAB/Cornélio Procópio, André Teodoro, e demais assessores técnicos; além dos conselheiros e presidente do SRI, Kleyton Smentkoski; do diretor da ACIAB, José Roberto Altizani; e do prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto.

Após a reunião, o grupo visitou o Campus Luiz Meneghel da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) onde foram recepcionados pelo diretor, Ederson Sgarbi, e equipe da AITEC (Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual)/UENP. (Fotos Carlos Almeida)