Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quarta-feira, 02 de julho de 2025 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Terç
01/07
Parcialmente Nublado
Máx 18 °C
Min 13 °C
Índice UV
0.0
Quar
02/07
Parcialmente Nublado
Máx 19 °C
Min 12 °C
Índice UV
0.0
Quin
03/07
Parcialmente Nublado
Máx 16 °C
Min 11 °C
Índice UV
0.0
Sext
04/07
Parcialmente Nublado
Máx 20 °C
Min 10 °C
Índice UV
0.0

Assistência Social - Terça-feira, 01 de Julho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITURA DE BANDEIRANTES INICIA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA

Famílias do município poderão acolher temporariamente crianças em situação de vulnerabilidade, com apoio e acompanhamento da rede de proteção


PREFEITURA DE BANDEIRANTES INICIA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA

BANDEIRANTES - A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está implantando o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), uma iniciativa que integra a política nacional de Assistência Social e tem como objetivo oferecer proteção e cuidado a crianças e adolescentes que, por decisão judicial, precisam ser temporariamente afastados do convívio familiar. Diferente do acolhimento institucional, o serviço propõe uma alternativa mais humanizada, garantindo que a criança viva em um ambiente familiar enquanto sua situação é avaliada pelas autoridades competentes.

A família acolhedora tem a função de oferecer um lar provisório com afeto, estabilidade e proteção. É importante ressaltar que o acolhimento não é adoção. As famílias acolhedoras não podem estar inscritas no Cadastro Nacional de Adoção e devem compreender que o papel assumido é temporário, até que o Judiciário, com apoio do Ministério Público e da equipe técnica do serviço, defina o destino definitivo da criança ou adolescente – seja o retorno à família de origem ou o encaminhamento para adoção legal. O município de Bandeirantes já possui regulamentação local definida e uma equipe técnica composta por assistente social e psicólogo. O próximo passo será ampliar a divulgação do serviço, lançar o edital de seleção das famílias interessadas e iniciar o processo de capacitação. Todas as famílias candidatas passarão por avaliação social, psicológica e jurídica e deverão apresentar disponibilidade afetiva e emocional, além de estabilidade e compreensão do caráter temporário do acolhimento.

O município também oferece às famílias acolhedoras um subsídio mensal como forma de apoio nas despesas com a criança ou adolescente acolhido. Esse auxílio não tem caráter remuneratório, mas visa garantir condições adequadas de cuidado e bem-estar. Sempre que possível, o serviço busca preservar os vínculos fraternos, acolhendo irmãos juntos. A separação só ocorre em casos excepcionais, com justificativa técnica e sempre visando a proteção dos envolvidos.
A equipe técnica do SFA acompanha todo o processo, atuando junto à criança acolhida, à família acolhedora e à família de origem. Seu papel é garantir o suporte necessário ao acolhimento, avaliar a evolução da situação e colaborar com o sistema de justiça na definição da medida mais adequada para cada caso. O acolhimento familiar é reconhecido como prioritário em relação ao institucional, por oferecer um ambiente mais afetivo e propício ao desenvolvimento emocional e social da criança ou adolescente. A convivência familiar, o cuidado individualizado e a inserção em uma rotina mais próxima da realidade comum são diferenciais que fazem do SFA uma política pública eficaz e sensível às necessidades da infância e adolescência.

Mesmo quem não deseja ou não pode acolher diretamente, pode contribuir com o serviço. A sociedade pode colaborar divulgando o programa, respeitando e apoiando as famílias acolhedoras, participando de campanhas de conscientização ou oferecendo doações e apoio voluntário. Acolher é um compromisso coletivo, e garantir proteção às nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos.
Mesmo quem não deseja ou não pode acolher diretamente, pode contribuir com o serviço. A sociedade pode colaborar divulgando o programa, respeitando e apoiando as famílias acolhedoras, participando de campanhas de conscientização ou oferecendo doações e apoio voluntário. Dúvidas podem ser sanadas  na própria sede de atendimento Rua Benedito Bernardes de Oliveira, 293. Acolher é um compromisso coletivo, e garantir proteção às nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos.
 


 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.

Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

78 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/06/2025

Portal atualizado em: 02/07/2025 08:28:32

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.