Bandeirantes, terça-feira, 30 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Segu

Educação - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

ALFABETIZAÇÃO DE TODOS ESTUDANTES É PRIORIDADE PARA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (SMEC)

Medidas são analisadas através de visitas técnicas e formação de grupos de estudos entre Escolas e Assessoria Pedagógica da SMEC

BANDEIRANTES - Durante os meses de março e abril, a equipe de Assessoria Pedagógica da Secretaria de Educação Municipal conduziu visitas técnicas em todas as escolas da rede municipal. O objetivo dessas visitas foi promover ações integradas para garantir a alfabetização dos estudantes até o final do segundo ano do ensino fundamental, ou seja, até os 7 anos de idade. Sob o tema "Alfabetização, Letramento e Fluência Leitora: a prática docente nos anos iniciais", professores, assessores e a coordenadora local do Programa Nacional Criança Alfabetizada discutiram estratégias eficazes para ensinar leitura e escrita, utilizando o material didático "Educa Juntos", desenvolvido em colaboração com o Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios, incluindo Bandeirantes. Maria Letícia Bufalari Cunha, Assessora Pedagógica e coordenadora municipal de alfabetização, destacou que "o material de apoio deste ano trouxe inovações, fornecendo seis livros para cada aluno, abrangendo dois volumes de Língua Portuguesa e quatro de Matemática, oferecendo recursos valiosos para auxiliar os professores na consolidação do aprendizado”.

A visita pedagógica também enfatizou a troca de experiências entre educadores de diferentes áreas, desde a assessoria até a coordenação e direção, unidos pelo compromisso com a alfabetização e o letramento dos alunos até o término do 2º ano. Aline Firmino Neves, Assessora Pedagógica do município, observou que "os resultados positivos são evidentes no empenho dos professores na criação de atividades, na atenção à inclusão de qualidade e nas medidas adotadas para superar obstáculos no processo de aprendizagem”. Acerca das medidas, a secretária de Educação, Nelci Maria Martins de Queiroz, disse que  “a alfabetização infantil é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer município. Ela não apenas capacita as crianças a ler e escrever, mas também as prepara para participar plenamente da sociedade. Um programa de alfabetização bem-sucedido pode reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a alfabetização inicial eficaz é essencial para o sucesso educacional subsequente das crianças".
Para avançar na implementação das estratégias de alfabetização municipal, é essencial desenvolver uma Política Municipal de Alfabetização. Esta política, que se alinha com a Política Nacional de Alfabetização, deve promover o desenvolvimento da fala, leitura e escrita desde a educação infantil. Além disso, é prioritário garantir a alfabetização completa até o término do 2º ano do ensino fundamental e assegurar o aprimoramento contínuo da alfabetização e do letramento para estudantes do 3º ao 5º ano que enfrentem desafios nesse processo.

A matéria continua após a galeria de fotos.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.