Bandeirantes, quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Assistência Social - Segunda-feira, 15 de Abril de 2024

DOE PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA INSTITUIÇÕES DE BANDEIRANTES

Parte do seu imposto de renda pode mudar o futuro das crianças e adolescente de Bandeirantes.

DOE PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA INSTITUIÇÕES DE BANDEIRANTES

BANDEIRANTES - 6% do imposto que faz 100% de diferença, é com esse raciocínio em mente que a prefeitura de Bandeirantes incentiva seus munícipes a fazerem o direcionamento de parte de seus impostos de renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso; quando é realizado o direcionamento, o contribuinte doa parte de seu imposto, de maneira totalmente legal, para instituições que utilizarão o dinheiro para suprir suas necessidades e atender às mais diferentes pessoas que se enquadrem em seus objetivos e projetos; assim, é seu dinheiro fortalecendo sua cidade e atendendo seu povo. Este processo é um circulo virtuoso, pois ao contribuinte não é cobrado nada mais, havendo apenas a doação do percentual por repasse às instituições, já as instituições podem atuar com maior capacidade financeira, sendo elas obrigadas a prestarem contas do dinheiro que receberam mediante esta doação.

Como fazer? - O contribuinte pode doar diretamente em sua declaração de IR até 6% do valor devido, entanto aptos os contribuinte que se utilizam das deduções legais (também chamado de modelo completo); cabe ao contribuinte ver o valor a ser destinado e preencher o campo “Doação Diretamente na Declaração”. Uma guia de pagamento será emitida, então, neste valor.

Assim, o contribuinte garante que parte de seus impostos atendam entidades de finalidade social. Destaca-se que o contribuinte que fizer sua doação não pagará valor superior a imposto e sequer terá sua restituição reduzida ou desidratada.

Em nosso município, quando parte do seu dinheiro cai nesses dois fundos, as doações passam a ser do município, que através do Conselho municipal da criança e do adolescente e do idoso podem ser direcionados a Projetos desenvolvidos pelas entidades, devidamente aprovados. “Os repasses podem ajudar as seguintes entidades aqui em Bandeirantes; Fundo da Criança e do Adolescente (ACAUEM, Anjo Azul, AMAS, Lar Bezerra de Menezes, Usina da Cidadania, APAE e Colo de Maria), Fundo do Idoso: Asilo (Lar São Vicente de Paulo), Associação Vida e Esperança, dentre outras que podem ser incluídas posteriormente, informou o Secretário de Assistência Social, Reginaldo Francisco da Silva.

O prefeito Jaelson Ramalho Matta destacou que essa atitude é um gesto de cidadania. “Essa atitude não gera ônus ao contribuinte e contribui pela manutenção de diversos programas de nossa cidade. A população também pode ajudar divulgando e incentivando outras pessoas a participarem, pois quanto maior a arrecadação, mais as entidades receberão.”

Como posso ajudar? - Você, contador, é um formador de opinião com sua carteira de clientes, podendo informar e solicitar a empresários que realizem as doações; não obstante, pode falar com pessoas físicas, sanando dúvidas e incentivando a prática. Este é um caminho de bem e sem volta, pois uma vez percebido que não pagará a mais e não terá a restituição reduzida, o contribuinte pode requerer a doação anualmente, levantando valores expressivos para instituições de fundo social, que atendem a própria sociedade; este é um pequeno ato que muda toda a dinâmica de uma cidade.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.