Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024

POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) RETOMA ATIVIDADES COM FORÇA E NOVIDADES.

UAB conta com 62 alunos matriculados e possui 135 em processo de matrícula. Novos cursos estão programados para este ano.

BANDEIRANTES - O polo da UAB de Bandeirantes começa o ano com força total. Com 62 alunos matriculados para os cursos de Segunda Licenciatura Letras e Espanhol, Administração Pública (ambos pela UENP) e Gestão Hospitalar (pela UEPG) e esperando aproximadamente 135 (que estão em processo de matrícula) para os cursos de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa, Educação Digital (ambos pela UENP) e Pedagogia e Educação Física (pela UEPG), o polo de Bandeirantes apresenta a infraestrutura necessária e de qualidade para atender os estudantes, contando com laboratório de informática e biblioteca com acervo rico e atualizado para ser utilizado como material de apoio aos estudos. “Uma dificuldade que enfrentávamos era o local onde seria instalada a UAB. A atual gestão nos disponibilizou um espaço de qualidade, capaz de atender aos alunos e dar suporte aos seus estudos. Hoje nosso laboratório de informática é equipado com computadores novos e acesso à internet para a realização das atividades e acesso às aulas. Além disso, possuímos uma biblioteca com grande acervo de livros, em todas as áreas do conhecimento, e que estão disponíveis para consulta e estudos. Com a nova estrutura, temos desempenhado bem nossas funções e ofertado melhor atendimento aos nossos alunos e à população”, disse Estéfani Dutra Ramos, coordenadora do polo UAB - Bandeirantes. Para o prefeito Jaelson Ramalho Matta a UAB abre portas importantes para a educação municipal; “É um trabalho desempenhado com muito carinho. Quando foi solicitado um local para o atendimento aos alunos, pensamos juntos e concluímos que estas instalações seriam apropriadas. A UAB é responsável por ofertar acesso a cursos de nível superior para todos aqueles que querem cursar uma universidade por meio da Educação à Distância, seja em cursos de Licenciatura, Pós-graduação ou cursos Tecnológicos, ofertando toda a estrutura. Também desempenham um grande trabalho de formação continuada dos professores do município, que levam pra sala de aula as práticas mais atualizadas. Graças ao polo, todos saem ganhando, direta ou indiretamente’, explicou.

Novos Cursos - A UAB oferta a infraestrutura necessária para o acompanhamento de cursos superiores de diversas instituições de ensino superior (IES) em ambiente virtual (modalidade de ensino à distância - EAD), bem como licenciatura, pós-graduações e cursos tecnólogos, recebendo ainda materiais para a execução de atividade presenciais, que tendem a ocorrer nos finais dos semestres. Novos cursos estão sendo articulados para este ano, sendo estes os de Artes (Unicentro), Segunda Licenciatura em Letras / Inglês (UENP), Pedagogia (Unicentro), Letras/Libras (Unioeste) e Tecnologia de Comunicação Digital (Unioeste). “Ofertamos cursos de qualidade, acessíveis e gratuitos. O Ensino Superior nunca esteve tão acessível. A parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte também tem sido essencial para o bom desenvolvimento das atividades da UAB”, disse a coordenadora do polo. No total, 16 novos cursos estão sendo articulados, o que atrairá aproximadamente 350 novos alunos.

A matéria continua após a galeria de fotos.

Parcerias - A Universidade Aberta do Brasil, polo Bandeirantes, possui, ainda, autonomia para firmar parcerias. Um exemplo é a pareceria firmada com a Escola Municipal Leda de Lima Canário para o uso de sua quadra esportiva para as aulas do curso de Educação Física. Além disso, também é responsável pela formação continuada de professores da rede municipal de educação, ofertando cursos que se articulam à realidade da sala de aula, formando um núcleo de formação continuada. “A UAB é resultado de muito esforço e do apoio da atual gestão”, disse a secretária de Educação Nelci Maria Martins de Queiroz. “A secretaria de Educação também dá todo o suporte necessário para o eficaz trabalho do polo, levando a educação superior àqueles que precisam do acesso e da qualidade em seu percurso formativo”, concluiu. Outro exemplo de parceria proposto pelo Polo UAB de Bandeirantes é a firmada com o Serviço Social do Comércio (SESC), que através de seus agentes Rafael Montenegro Palma e Emerson Miguel Silva, ambos Orientadores de Atividades, atendem alunos da rede municipal de educação. Seus esforços resultaram em atividades de férias com os alunos das escolas Yukiti Matida e Leda de Lima Canário, onde aproximadamente 120 crianças são atendidas, sem contar os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.

A UAB atende na Rua São Paulo, S/N, na quadra da rodoviária, de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Todas as informações sobre os cursos, vagas e matrículas são divulgadas em seu Instagram, através do usuário @uab_bandeirantes .

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.