Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Assistência Social - Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

PROGRAMA DA PREFEITURA DE BANDEIRANTES ENTREGA CERCA DE 900 MARMITAS POR SEMANA.

Ainda são distribuídas mais 100 marmitas semanais, 50 nas terças e 50 nas quintas, a líderes religiosos para distribuição aos moradores de rua.

BANDEIRANTES (PR) – A Prefeitura de Bandeirantes, através do programa “Marmitas Solidárias” da Secretaria de Assistência Social e Assuntos da Família, entrega todas as semanas cerca de 900 (novecentas) marmitas, às pessoas em situação de vulnerabilidade social (idosos, portadores de necessidades especiais que não conseguem providenciar seu próprio alimento ou que não tenha quem os auxilie, população em situação de rua e demais pessoas em necessidade).

No decorrer da semana, em jornada diária (segunda a sexta) cuja rotina de trabalho tem início às 07h00 da manhã para preparação de marmitas, a equipe de servidores da Cozinha Comunitária Municipal, composta por sete pessoas, entre cozinheiras e trabalho de entrega, sob coordenação da Diretora do Departamento dos Programas Sociais Wanda Storer, montam cerca de 180 (cento e oitenta) marmitas, que são entregues entre 10h30 e meio dia às pessoas beneficiadas. Além dessa demanda diária, às terças e quintas são preparadas 50 (cinquenta marmitas) e entregues a moradores de rua, em ação realizada em parecerias com igrejas da cidade.

O programa da Prefeitura de Bandeirantes atende, ainda, estudantes da Universidade Estadual do Norte Pioneiro – UENP, Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes. São alunos da instituição que moram em outras localidades e são atendidos pelo Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil – NAE.

Para quem recebe as marmitas diariamente, em muitos momentos chegam quando não há o alimento para aquela pessoa ou família. E uma dessas pessoas diz agradecendo: “É o maná ofertado por Deus de forma muito especial! Entregues por ‘anjos’, que além do alimento físico, alimentam nossas almas e resgatam nossa dignidade!”

Para receber a marmita feita pela Cozinha Comunitária, a pessoa deve comparecer ao CRAS, onde será analisada a situação individual, cadastro no CADUNICO e estudo da situação. Vale destacar que a Cozinha Comunitária ainda realiza cursos sobre alimentação saudável e segurança alimentar, disseminando conhecimento acerca de vida saudável e a importância da alimentação balanceada.

COLABORAÇÕES EVENTUAIS

Para promover e atender o programa 'Marmitas Solidárias", o Departamento dos Programas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos da Família recebe doações eventuais do produtor Ricardo Suguyama; Ueda Supermercados; e, do Centro de Ciências Agrárias da UENP, campus Luiz Meneghel e estará trabalhando em parceria com a Secretaria de Agricultura através do PAA Programa de Aquisição de Alimentos que  o Município de Bandeirantes fez a adesão junto ao Governo Federal e estará também disponibilizando e sendo parceiro da Cozinha Comunitária.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.