Bandeirantes, sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Assistência Social - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

GRUPO FLORECER É RESULTADO DE PARCERIA FIRMADA ENTRE PREFEITURA E FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UENP-CLM.

Cuidado para Gestantes: Grupo é responsável por ensinar futuras mães sobre melhores técnicas e cuidados com o bebê, além de oferecer cuidados pré-natais.

BANDEIRANTES - Com o objetivo de proporcionar um espaço seguro de interação com gestantes, onde tabus são quebrados e as informações são passadas com veracidade e carinho nasceu o Grupo Florecer, resultado da parceria firmada entre a prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos da Família, e a faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (UENP - CLM), onde todas as gestantes são bem vindas. As gestantes participantes passam a ter acesso a um leque de informações relacionadas à gestação e aos cuidados primários com o bebê, indo desde informações nutricionais ao contato com profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, psicólogos e musicoterapeutas, direcionando as futuras mamães a um caminho tranquilo de gestação segura e bem acompanhada. Com foco no atendimento às mulheres vulneráveis, o projeto contribui para a melhora na qualidade de vida ao combinar atividades físicas terapêuticas controladas e orientadas por profissionais, enquanto informações que vão de bem-estar a vitais são passadas e repetidas, sempre com a ternura que a uma gestante merece.

Financiamento e apoio - Visando a expansão do projeto e o atendimento ao maior número de gestantes possível, o Grupo Florecer é, no presente momento, financiado pela prefeitura municipal de Bandeirantes, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos da Família, que engloba dos lanches aos salários dos envolvidos. Com os planos de expansão, intenta-se conquistar apoio do Governo do Estado, o que permitirá aumentar a quantidade de profissionais, além de aumentar o número de bonecos de treinamento de enfermagem (vide fotos). "Este é um projeto de extensão com apoio municipal. O tripé educacional é pautado em pesquisa, que resulta em aulas e, por fim, em extensão, que é o contato do profissional com a sociedade por intermédio da universidade e do poder público”, explicou a secretária do CRAS, Ana Carolina Bizeto, que concluiu: “a extensão é a ponte de ligação entre o profissional da academia e a sociedade, e possui total apoio do poder público. É uma forma da pesquisa acadêmica sair do campo do saber (as aulas) e ir pro campo da realidade (a prática), favorecendo quem necessitar, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade. É um trabalho onde nós, do CRAS, a prefeitura e a UENP nutrimos profundo orgulho”, pontuou.

Os cursos acontecem quinzenalmente; o próximo encontro será no dia 1º de dezembro, das 14h às 16h no CRAS, na rua Dino Veiga, 29.

Galeria de fotos:

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.