Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Vigilância Sanitária - Segunda-feira, 03 de Julho de 2023

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) iniciou hoje, segunda-feira (3 de julho).

Objetivo é identificação de locais com maiores incidências de focos do mosquito da dengue e ação direta no combate para reduzir casos da doença e eliminar a praga do município.

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA)  iniciou hoje, segunda-feira (3 de julho).

BANDEIRANTES - A secretaria de saúde de Bandeirantes através do departamento de Endemias, realiza a partir de hoje o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) até o dia 07 de julho. Tem o objetivo de identificar locais que apresentem infestações do mosquito da dengue e focos do mosquito. O objetivo é atacar de forma incisiva e destruir os criadouros do mosquito para reduzir as infestações de doença no município.
Deste modo, agentes de combate de endemias visitarão as casas dos munícipes, e neste sentido é de suma importância que a população os acompanhe pela casa para que façam a busca dos possíveis focos. Os agentes também instruirão a população acerca dos métodos para acabar com as larvas e garantir a saúde. Vale destacar que os agentes estarão devidamente credenciados, munidos de crachás da secretaria da Saúde e roupas de identificação.

O Cronograma das ações será distribuido conforme descrito a seguir: amanhã 04 de julho será realizado no Conjunto Matida, Pompéia, Jardim União, Vila União e Vila São Pedro. Dia 05 de julho: Jardim Paraiso, Jardim Ana Rosa, Vila São Rafael, Habitar Brasil, Mario Sergio e Novo Paraiso. Dia 06 de julho: Vila Itapeva, Vila Rubi, Vila Maria, Vila Maria ALice, e Ouro Verde.

A diretora da Vigilância em Sáude, Silvia Guidi, ressalta as seguintes orientações:

Quanto à Eliminação de focos de reprodução:
• Verifique regularmente seu quintal, jardim, varandas e áreas externas em busca de recipientes com água parada.
• Descarte corretamente garrafas vazias, latas, pneus, potes e outros objetos que possam acumular água.
• Mantenha as lixeiras sempre tampadas e limpas.
• Certifique-se de que os pratos de vasos de plantas não acumulem água em excesso.
• Limpe regularmente calhas e canaletas para evitar o acúmulo de água.
Quanto às medidas de proteção individual:
• Utilize repelente de insetos nas áreas expostas do corpo, seguindo as instruções de uso do fabricante.
• Use roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante os períodos de maior atividade dos mosquitos (amanhecer e entardecer).
• Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito em sua residência.

Em relação a informação e conscientização:
• Mantenha-se informado sobre os sintomas da dengue e a importância de buscar atendimento médico em caso de suspeita da doença.
• Compartilhe informações e orientações com seus vizinhos, amigos e familiares para aumentar a conscientização sobre a prevenção da dengue.
Em relação a colaboração com os agentes de endemias:
• Dê acesso aos agentes de endemias para que possam realizar vistorias adequadas em sua casa.
• Siga as orientações fornecidas pelos agentes de endemias para eliminar focos do mosquito e adotar medidas preventivas.

O mosquito Aedes aegypti é o vetor de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya, podendo causar de mal-estar, vômito e diarreia até mesmo a óbito nos casos mais graves. A participação da população é essencial para a vitória na guerra contra o mosquito. Vale destacar que ele se reproduz em água parada, assim, vasos, pratos de vasos, pneus e poças são ambientes perfeitos para eles, assim, jogar essa água parada fora é a garantia da manutenção da saúde pessoal e da sociedade e da preservação da vida dos munícipes.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.