Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Quin
02/05
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0

Educação - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Professoras do Município participam do “1º Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Prefeitura investe na Capacitação Docente para promover práticas de inclusão de qualidade aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.


Professoras do Município participam do “1º Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

 

BANDEIRANTES - A Prefeitura Municipal de Bandeirantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, tem alcançado importantes feitos em prol da inclusão escolar dos alunos autistas matriculados em nossa Rede Municipal de Ensino. 

A inclusão escolar de alunos autistas é garantida pela Lei 12.764/2012, a qual prevê a sua inserção no ensino regular, além de atendimento especializado voltado às suas demandas educativas. Práticas de inclusão de qualidade possibilitam a socialização, a convivência, as interações e o contato significativo com os conhecimentos escolares por meio de diferentes formas de aprender. 

Para que elas aconteçam, a Formação Continuada é importante para que os professores adquiram conhecimento, compreendam as necessidades de seus alunos, façam a intervenção pedagógica necessária, compreendam as especificidades de seus alunos e o modo como eles constroem e elaboram o conhecimento, garantindo, portanto, o próprio direito de aprender. 

Pensando nisso e visando investir na formação necessária à inclusão e à atuação com alunos autistas matriculados nas Escolas Municipais de Bandeirantes, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte investiram na participação de professoras regentes no “1º Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista” realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Hotel Bourbon, na cidade de Cambará-PR.

Durante a programação, o evento contou com a participação de profissionais de renome nacional e internacional na área de estudo sobre o autismo. Dentre eles, Neurologistas, Neuropsicólogos, Fonoaudiólogas, Psicólogas, Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra Infantil, Supervisora ABA e Nutricionista, os quais trataram de temas como Comunicação e Linguagem em crianças autistas, Manejo do comportamento no TEA, Medicação, Alterações motoras, Diagnóstico precoce e tardio, Seletividade alimentar, Inclusão, Intervenções e Atividades de vida diária, por exemplo. 

O objetivo do Congresso foi abordar conteúdos e descobertas na área do autismo, capacitando pais, profissionais e acadêmicos de diferentes áreas. Além de proporcionar qualidade de vida às pessoas com TEA, essa foi uma importante iniciativa para conscientizar a sociedade e os profissionais acerca do diagnóstico, da educação inclusiva, dos direitos dos autistas e dos tratamentos possíveis. 

Para a professora Araceli Silvestrini de Moraes Farinha, a participação foi muito produtiva. “Nós participamos do 1º Congresso do TEA na nossa região e nós tivemos a oportunidade e o contato direto com diversos profissionais e especialistas de diversas áreas que trabalham com o TEA desde a infância até a fase adulta. Com essa experiência tivemos a oportunidade de aprender muita coisa. Aprendemos, por exemplo, que nada como conhecermos os detalhes para compreendermos o todo. Não há possibilidade de desenvolvimento sem uma mudança atitudinal da sociedade e essa sociedade começa dentro da escola. A escola forma a criança para a vida. Não há uma receita para ensinar as crianças com Transtorno do Espectro Autista e sim conjunto de pequenas ações que, somadas, formam o todo, pois, afinal, nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano”, enfatizou a professora. 

A participação das docentes no Congresso terá grande impacto em sala de aula, pois os temas abordados se relacionam diretamente às rotinas e às práticas realizadas em sala de aula. Além disso, eles poderão orientar o planejamento das ações, a elaboração de estratégias educativas e a promoção de uma inclusão escolar de qualidade. 

Para Juliana Moreira Durans, Coordenadora do Centro Psicopedagógico, “o Congresso contribuiu para o conhecimento das características específicas da pessoa com autismo, despertando a conscientização das possibilidades de conhecimento relacionado ao desenvolvimento deste grupo, além de auxiliar nas práticas pedagógicas adequadas para cada indivíduo. O autismo ainda é um desafio no processo de inclusão, mas através do conhecimento podemos facilitar esta ação no ambiente escolar e na sociedade. Gratidão ao prefeito Jaelson, o qual tem tido este olhar diferenciado à Educação Especial investindo nos profissionais que, por sua vez, realizam a devolutiva ofertando atendimento de qualidade aos alunos”. 

Os benefícios do evento não param por aqui. Para a professora Maria Luiza Abdala, “os assuntos abordados foram importantes para identificar, compreender e orientar uma criança com TEA. O Congresso foi maravilhoso e de muita aprendizagem. Eu participaria novamente, bem como de outros que contribuam com a nossa formação e prática”. 

Já para Jucéli de Fátima Alexandre Pereira, Psicopedagoga no Centro Psicopedagógico de Bandeirantes, “o conhecimento adquirido no “1º Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)” e a troca de experiência que tivemos em alguns depoimentos serão utilizados para a melhoria dos atendimentos. O Congresso foi uma excelente oportunidade para que nós profissionais da Educação ampliemos nossos horizontes, criando metodologias, ideias e estratégias que possam ser implementadas nas práticas cotidianas para melhor atender os alunos autistas”. 

A participação das professoras no “1º Congresso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)” acentua o olhar atento da Gestão Municipal com a Formação de Professores, com a garantia da inclusão escolar dos alunos autistas e com a promoção de uma educação de qualidade acessível a todos os alunos matriculados nas Escolas Municipais de Bandeirantes. 

Redação: Estáfani Dutra Ramos e Talitha Dalacosta.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. 
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

441 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 29/04/2024 16:50:04

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.