Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, domingo, 16 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0
Quar
19/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0

Educação - Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Bandeirantes oferece mais de 6 mil refeições por dia na rede municipal de ensino.

Cardápio elaborado por nutricionistas segue recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e prioriza qualidade nutricional.


Prefeitura de Bandeirantes oferece mais de 6 mil refeições por dia na rede municipal de ensino.

BANDEIRANTES - A alimentação infantil é um gigantesco trabalho à parte: feito com cuidado, pensando nas crianças da rede municipal de ensino, incluindo as que possuam restrições alimentares. A alimentação é estudada por nutricionista, garantindo ao máxima nutrição e saúde; no cardápio variado sempre há carnes (bovina, frango, suína e peixe) de primeira qualidade, legumes e hortaliças. “A hora da merenda é um show à parte, tanto que se mantém em nossas memórias afetivas. Criança alimentada aprende melhor, e nossas crianças tem as refeições, em abundância, é o sabor do amor e carinho garantindo o futuro das crianças.” afirma Nelci Maria Martins de Queiroz, secretária de Educação, Cultura e Esporte.
A Merenda escolar da rede municipal, inclui dez (10) escolas e oito (8) CMEI´s que consomem, por ano, aproximadamente 146,5 toneladas de hortifrúti da agricultura familiar, seguindo o cardápio. Os alimentos são pedidos e entregues semanalmente pela COOPAFI de Bandeirantes. Nesse caso, o governo federal exige que no mínimo 30 % do repasse total seja comprado em agricultura familiar, o nosso município passa dessa porcentagem; nos últimos anos o município está aumentando a variedade dos alimentos e também os valores comprados exclusivamente deles. 


É importante que a população saiba que, o dinheiro que vem para a compra da alimentação escolar é enviado pelo governo federal e para que possamos receber essa verba temos que cumprir uma série de requisitos. “Com seriedade trabalhamos seguindo o que é exigido pelo PNAE (Programa nacional de Alimentação Escolar), com profissionalismo para que as crianças tenham uma alimentação equilibrada, de boa qualidade e que ofereça mais saúde. Por sermos um setor público dependemos de processos, de licitação, de pedidos e recebimento. Tudo o que acontece precisa ser prestado conta para o governo federal. Precisamos respeitar e aguardar o cumprimento dos prazos. E não podemos esquecer que a escola é um local de aprendizagem, incluindo a educação alimentar.” enfatiza a Nutricionista, responsável Técnica da Alimentação Escolar – PNAE do município Thalita Rosa de Souza.



Cardápio
Os cardápios não são montados conforme a vontade da criança e sim de acordo com o que é melhor para a saúde delas; assim os professores levam a elas o conhecimento de vários alimentos, ensinando-as que é muito importante ter uma alimentação saudável. 
O cardápio é feito a partir das orientações do PNAE, realizando os cálculos de macros e micronutrientes que os compõem, separados por faixa de idade, pelo período que os alunos passam dentro da unidade escolar de ensino e também pelo número de refeições diárias servidas. A prioridade, nesse quesito são os alimentos in natura e minimamente processados, pois ofertam mais vitaminas, minerais e a nutrição adequada para os alunos. Alguns alimentos, como aqueles que contem muito sal, açúcar e gorduras são proibidos. Aqueles alunos que apresentam documentação médica na unidade escolar, a qual comprova a restrição alimentar, recebem alimentação diferenciada. Atualmente o município atende crianças com diversas alergias alimentares e diabetes insulinodependentes. A nutricionista responsável técnico do município é quem monta os cardápios e realiza os cálculos para adequação nutricional seguindo sempre o que preconiza o PNAE. 


Segue um exemplo do cardápio de uma escola de período integral. (vide foto)

721 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.