Bandeirantes, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Segunda-feira, 29 de Maio de 2023

Ato Artístico marca o encerramento da campanha “Maio Laranja”, a qual abordou temas de conscientização sobre a violência e o abuso sexual infantil.

Campanha contra a violência sexual infantil foi reforçada pelo lema “Maio Laranja, respeitem as crianças”, clamor anunciado pelos alunos da Rede Municipal de Educação.

BANDEIRANTES – Encerrou na sexta-feira, 26 de maio, a campanha “Maio Laranja”, cujo objetivo foi conscientizar crianças e adultos do Município acerca da violência e dos abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes.
Planejada e desenvolvida a partir do compromisso com todas as crianças e adolescentes de nosso Município, as ações do “Maio Laranja” foram um sucesso! A ação final que culminou no Ato Artístico emocionou a todos os presentes, sobretudo porque o protagonismo ficou por conta de nossos alunos! Com uma programação que contemplou Apresentações Musicais em Libras, Apresentações Musicais, Paródias, Exposição de Desenhos, Declamação de Poesias e entrega de medalhas aos alunos participantes; Bandeirantes marca um feito potente e impactante: o compromisso ético e formativo com a temática que demarca o “Maio Laranja”.
A campanha foi realizada durante todo o mês de maio, teve início nas escolas da Rede Municipal e contou com palestras que abordaram temas como denúncia, segurança e proteção, exploração e abuso sexual infantil, além dos sinais de alerta comumente apresentados pelas vítimas.
Os temas foram abordados a partir do público-alvo, ou seja, de modo lúdico, quando tratou-se das atividades desenvolvidas às crianças, mas também nos formato de palestras, haja vista que a programação também contemplou os professores. Assim, atividades como Contação de História, Teatro de fantoches, Desenhos produzidos pelos alunos, Concurso de Poesia, bate papo franco e claro acerca do próprio corpo e da diferença nos toques, bem como aos alunos.
Outros temas voltados à segurança também foram abordados, dentre eles, os riscos decorrentes do compartilhamento de fotos pela internet. Em cada atividade do cronograma, foram esclarecidas todas as dúvidas levantadas.
Um dos motivos que motivou a organização da programação da campanha foi justamente os impactos que podem decorrer dela, uma vez que dados estatísticos apontam que, ao menos nos primeiros quatro meses desse ano, houve um aumento de 70% nos casos de abuso em relação ao mesmo período de 2022. Isso mobilizou as ações planejadas e desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com a Secretaria de Saúde, Ação Social, CRAS, CREAS, Ministério Público e Conselho Tutelar, visando o conforto e a segurança sentidos pelas crianças com a temática, sobretudo no que compete ao questionamento ou ao relato de possíveis ocorrências. Nesse sentido, diferentes formas de pedir socorro e informar os ocorridos foram ensinados por meio da divulgação do "Disque 100", "Fale com seus pais" e "Fale com seus professores".

Respeitem as crianças - "MAIO LARANJA: RESPEITEM AS CRIANÇAS!”. Foi bradando essa frase como um grito de guerra que as crianças fizeram barulho na Caminhada do dia 18 de maio e no Ato Artístico de hoje, 26 de maio. Contando com a presença da Fanfarra Municipal, os alunos proferiram seu grito de guerra a plenos pulmões. “Maio laranja: respeitem as crianças!” foi repetido diversas vezes em frente à prefeitura de Bandeirantes, ponto de encontro para o encerramento da campanha. Na ocasião, mais de 20 crianças leram suas Poesias sobre o valor da infância e sua ímpar importância, abordando temas como a delicadeza da infância, o posicionamento crítico contra abuso sexual, violências diversas praticadas contra crianças e adolesce tentes, além do enfoque no “Disque 100”, “Fale com seus pais” e “Fale com seus professores”.

O Ato Artístico contou com membros do poder Executivo, membros do Ministério Público e membros de diversas Secretarias do Município. Em seu discurso, a Promotora de Justiça da comarca de Bandeirantes, Aracê Razaboni Teixeira, puxou o grito de guerra, que foi repetido três vezes pelas crianças, “Maio Laranja: respeitem as crianças!”. Em seguida reiterou: “Estou impressionada com a campanha; meu Deus, a Fanfarra… isso é de uma grandiosidade; o quanto a gente pode fazer! Vamos investir mesmo em atos assim, pois essas crianças são o nosso futuro. Proteger o futuro de nossas crianças é uma tarefa que cabe a cada um de nós. Quero agradecer a oportunidade de presenciar tudo isso e parabenizar vocês crianças, professores e equipes envolvidas. Eu saio daqui com o coração quentinho, cheio e renovado de esperança de um futuro melhor”, frisou a Promotora Aracê. As campanhas de Maio Laranja ocorrem por todo o país em memória à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade. Apesar de as ações se concentrarem no mês de maio, reiteramos nosso compromisso com a prevenção aos crimes cometidos com as nossas crianças e adolescentes de modo permanente, ou seja, esse é um exercício contínuo que será realizado ao longo de todo o ano.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.