Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Semana do enfermeiro é celebrada em Bandeirantes com programações e homenagens.

Homenagens com musicoterapia e treinamento com o SAMU marcaram as datas

Semana do enfermeiro é celebrada em Bandeirantes com programações e homenagens.

BANDEIRANTES - Prestigiando os enfermeiros que atendem na rede municipal de Saúde, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, preparou algumas datas de celebração ao profissional da enfermagem. Iniciado no dia 12 de maio para as enfermeiras com a musicoterapeuta Daiana Cristina Cadurin Corrêa, que atua na área da musicoterapia há mais de 20 anos, e que, na ocasião, apresentou esta técnica da área da psicologia onde, através da música, realiza tratamentos que buscam alcançar a saúde mental de modo minimamente agressivo; como ela informou: "A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas”.

Continua após as imagens.

Nesta quarta dia 24, foi realizada palestra/treinamento do SAMU, momento em que foi explicado pelo Enfermeiro coordenador do SAMU Norte Pioneiro, Rafael Rodrigues e pelo técnico de Enfermagem Leandro Henrique, o funcionamento do sistema interno e como procede o atendimento em emergências. Inicialmente, ao receber uma chamada, o atendente encaminha a um médico que realizará uma triagem; informa que muitas vezes a pessoa que liga está nervosa, e é compreensível, mas o questionário é de suma importância para saber qual tipo de atendimento deslocar, podendo ser uma ambulância, bombeiros e, até mesmo, ajuda aérea. Uma vez realizado este processo e encaminhada a ajuda, foi abordado métodos de deslocamento de paciente, inicialmente os métodos de imobilização e os cuidados iniciais, visto estar em ambiente aberto e acessível a todos e, portanto, mais arriscado; em seguida, os métodos de deslocamento em ambientes hospitalares e seus cuidados, evidenciando em todos os seguimentos a importância dos profissionais de saúde, com destaque especial aos enfermeiros, que acompanham o paciente por todos o processo, de seu atendimento primário até sua alta do hospital.

Encerrando a semana da Enfermagem, nesta quinta, dia 25 , o encontro foi dedicado aos técnicos de enfermagem com a musicoterapeuta Daiana Cristina Cadurin Corrêa.

No Brasil, a Semana da Enfermagem começa no dia 12 de maio, que é o Dia Internacional do Enfermeiro e aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A semana se estende até o dia 20 de maio, a qual é o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, dia que marca a morte de Ana Neri.

A todos os enfermeiros, especialmente aos de Bandeirantes, parabéns.

Continua após as imagens.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.