Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0

Saúde - Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Bandeirantes dá sequencia às ações de conscientização sobre violência e abuso sexual infantil, que compõem o Maio Laranja.

Ações de conscientização foram iniciadas no dia 08 de maio e contam com a participação de diversos setores da comunidade.


Prefeitura de Bandeirantes dá sequencia às ações de conscientização sobre violência e abuso sexual infantil, que compõem o Maio Laranja.

BANDEIRANTES - Começou dia 08 deste mês, nas escolas da rede municipal de educação, as ações e campanhas de conscientização sobre violência e abuso sexual infantil. No intuito de instruir as crianças da rede municipal de educação e os pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), foi organizada uma rodada de palestras sobre os temas de violência e abuso sexual que dão tema ao mês de maio. O mês foi escolhido em memória à menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, de 8 anos, assassinada em 18 de maio de 1973; seu corpo foi encontrado 6 dias após, tendo sido desfigurada por ácido e apresentando marcas de violências diversas e abuso sexual. 



Educação, Saúde, Ministério Público, Rede de Proteção, Conselho Tutelar e Ação Social e Assuntos de Família se unem para rodada de palestras - Acontece nesta terça (16), quarta (17) e quinta (18) uma rodada de palestras que une vários setores do Município, que informarão às crianças e aos pacientes do CAPS acerca dos abusos, de cuidados diversos, das mudanças de comportamento de quem é vítima de violências elencadas na temática do Maio Laranja e como se defender, informando autoridades, professores, médicos e o Disque 100. As palestras ministradas hoje atenderam aos alunos das escolas municipais Moacyr Castanho, Yukiti Matida, Santa Terezinha, com alunos de 9 a 10 anos, e também da Rede de Proteção e demais entidades responsáveis; o evento contou a presença das psicólogas do CAPS Priscila Pavão e Janaína M. Sant’ Anna, a juíza de Direito Drª Fabiana Januário Pesseghini, representando o Ministério Público e o Judiciário, psicóloga da Vara Criminal, Família, Sucessões e Infância, Renata Aparecida Salerno de Brito Alvarenga, a conselheira tutelar Silvana Aparecida de Araújo e do diretor do CAPS, Marcos Batista da Silva, que falaram tanto de suas áreas de atuação quanto em seu foco no atendimento Infanto-juvenil e aos pacientes do CAPS. No evento, as crianças e pacientes aprenderam sobre os cuidados que devem tomar com fotografias em redes sociais, o cuidado no uso da internet, na atenção às formas de toque e contato físico e a identificar sintomas comuns que surgem naqueles que foram vítimas de abusos e violências, além de marcas nos corpos e comportamentos agressivos e antissociais, esclarecendo que se notarem tais sintomas em outras pessoas, devem também informar adultos responsáveis.
O cuidado com a integridade física e mental é uma das maiores preocupação da atualidade e, por isso, apresenta este conjunto de ações, além de capacitar professores e profissionais de saúde para reconhecer os sinais e saber como abordar a temática com delicadeza, cuidado constante, evitando aumentar traumas, mas agindo de forma incisiva e coerente. É de interesse de todos a saúde e bem-estar infantil, e cabe a todos, ao perdermos os sinais, informarmos o Disque 100. 

 


 


Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. 
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

636 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 17:09:52

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.