Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quarta-feira, 29 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Quar
29/05
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 8 °C
Índice UV
5.0
Quin
30/05
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 9 °C
Índice UV
5.0
Sext
31/05
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 9 °C
Índice UV
5.0
Sáb
01/06
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
5.0

Administração - Terça-feira, 09 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

No ′Maio Laranja′, prefeitura promove ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Cronograma das atividades é divulgado pela Prefeitura e parceiros.


No ′Maio Laranja′, prefeitura promove ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

BANDEIRANTES - No mês de maio, a prefeitura de Bandeirantes promove a campanha ‘Maio Laranja’, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos contra abusos e exploração sexual infantil. A ação está baseada na campanha de mesmo nome, de âmbito nacional, que elegeu o dia 18 de maio como o dia nacional de combate aos abusos e a exploração sexual infantil no Brasil. Em parceria com o a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar, atividades educativas e informativas estão sendo realizado em escolas, e para melhor explicar para as crianças, teatrinho são realizados abordando os temas propostos pela ação. Para o prefeito Jaelson Ramalho Matta, a ação é importante e necessária; "“Durante o mês de maio vamos intensificar as ações de conscientização e proteção de nossas crianças e adolescentes contra todas as formas de violência e abuso infantil. Para isso, mobilizamos nossas Secretarias e chamamos a comunidade para assumir, conosco, o protagonismo na importante luta em prol do direito de viver plenamente a infância e a adolescência. Essa responsabilidade é nossa. Precisamos ouvir nossas crianças, estarmos atentos e prestarmos atenção aos sinais", ressaltou o prefeito Jaelson Ramalho Matta.
 


A matéria continua após o vídeo.
 


 

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte está atuante com o tema, realizando ações e trabalhando, também, com o Conselho Tutelar; o objetivo é ensinar todas as crianças da rede municipal de educação, aproximadamente 3 mil crianças. Para a secretária da pasta, Nelci Maria Martins de Queiroz, a importância da conscientização dos alunos é essencial para a segurança deles; “Durante o mês, teremos várias atividades ocorrendo em diversos pontos de Bandeirantes, como Contação de histórias, Concurso de desenhos, Ato Artístico, Exposições de poesias e ilustrações dos alunos, Caminhada de conscientização, além de várias palestras. As ações têm como foco ′atentar e perceber′ quando há o relato de abuso sexual; além disso, vamos divulgar o disque 100, para que denúncias sejam feitas”. Vale informar que as ações servem, também, para professores, que aprendem a observar sinais e passam a ter a capacitação necessária para atendimento.

#NoMundoDigital - Buscando ampliar o alcance da campanha, a prefeitura mudou seu site para a cor laranja, que carrega consigo a temática da ação. Além disto, esta matéria será disseminada no WhatsApp, além do site, Instagram e Facebook, e um vídeo da conscientização também será compartilhado via YouTube, redes sociais e WhatsApp, buscando alcançar o maior número de pessoas. As crianças são o maior patrimônio de uma sociedade, e é nosso dever garantir a segurança delas.

 

Cronograma de Atividades:

08 a 26/05:

 Em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, e sob coordenação da bibliotecária Vânia de Paula, haverá atividades de Contação de Histórias nas Escolas Municipais e nos CMEIs, além de exposição de livros e oficinas de produção de cartazes e materiais de conscientização dobre o “Maio Laranja”.

 

15 a 25/05:

Acontecerá nas Escolas Municipais o Concurso de Desenho e Poesias com o tema “Maio Laranja: Mês de Combate ao Abuso Infantil”. Todos os desenhos selecionados comporão um Painel de Exposição na Prefeitura Municipal, para fortalecer o alerta e a conscientização sobre o tema. Já as Poesias serão selecionadas para declamação ou leitura no Ato Artístico do dia 26/05.

 

17/05:

Divulgação da campanha “Maio Laranja” nas Rádios locais, para conscientização da população. Participarão dessa ação a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Conselho Tutelar e a Ação Social.

 

18/05, às 8h:

Caminhada de Conscientização contra o abuso infantil, com concentração em frente à Praça Brasil-Japão e chegada na Prefeitura Municipal.

 

26/05, às 8h:

A Campanha “Maio Laranja” de Bandeirantes finalizará sua programação de atividades com o “Ato Artístico: Criança, presente!”. Nessa atividade, haverá apresentações culturais, musicais, participação da Fanfarra Municipal, Contação de História, leitura e declamação das poesias produzidas pelos alunos das Escolas Municipais, além de importantes falas das autoridades locais e psicólogos sobre a importância do “Maio Laranja”. Participarão da atividade a Direção e Equipe Pedagógica das escolas, alunos, representantes da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Poder Público, CRAS, Conselho Tutelar, Ação Social e CREAS. O gramado em frente à Prefeitura Municipal será palco de conscientização, decorado com flores, cartazes e painéis produzidos pelos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de nossa cidade.

Vídeo de conscientização:

 


 

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.

Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

 

4236 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 24/05/2024

Portal atualizado em: 29/05/2024 16:39:23

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.