Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Segunda-feira, 24 de Abril de 2023

Prefeitura entrega notebooks para todas os CMEIs e escolas municipais de Bandeirantes

Equipamentos são essenciais como ferramenta de apoio e suporte às atividades de ensino e de gestão escolar

BANDEIRANTES - Firmando o seu compromisso com o investimento em Educação e com a qualidade das práticas gestoras e pedagógicas das instituições de ensino de nosso Município, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, fez a entrega de 18 notebooks para as Equipes Gestoras das Escolas e CMEIs, durante o mês de abril.

A entrega dos equipamentos é de suma importância para as atividades desempenhadas pelas diretoras, uma vez que elas são realizadas por meio de ferramentas, portais, softwares e plataformas digitais que possibilitam o acompanhamento da vida escolar dos alunos; a solicitação de livros didáticos; o registro de conteúdos, avaliações e frequências; a administração das verbas federais destinadas às unidades de ensino; a produção de relatórios, além de outras atividades afins que justificam a aquisição de modo a atender todas essas demandas.

Conforme ressalta a Secretária Municipal de Educação, Nelci Maria Martins de Queiroz, “em um mundo altamente tecnológico, não podemos deixar nossas Escolas e CMEIs à mercê da exclusão digital. O trabalho dos nossos professores, que são aqueles que compõem a mola propulsora e mestra da Educação, necessita dos notebooks, uma vez que o processo de acompanhamento dos conteúdos, das frequências e das avaliações, por exemplo, é registrado de modo on-line e em tempo real. A chamada computada no Registro de Classe On-line, nesse caso, é recebida automaticamente pelo Núcleo Regional de Ensino e pela Secretaria Municipal de Educação, o que nos permite mapear a vida escolar dos alunos de nossa Rede”. explica.

Segundo Dayane de Souza, diretora da Escola Municipal “Maria de Lourdes Guedes Mendes”, “o equipamento recebido é de grande importância para a escola, pois auxilia no desenvolvimento pedagógico e possibilita a realização de pesquisas, planejamentos, atividades escolares, reuniões on-line, produção de relatórios, registros de frequência, dentre outras documentações”.

Já para Franciely Karina Bianchini, diretora da Escola Municipal “Santa Terezinha”, o “recebimento de um notebook de uso exclusivo do diretor é de importância ímpar, pois permite a produção de documentos, as formulações e as devolutivas imediatas. Além disso, o equipamento é indispensável à prestação de contas da escola, exigindo, para tal, um acesso mais restrito”.

Por fim, conforme aponta a diretora da Escola Municipal “Lêda de Lima Canário, Marilisa Silva de Almeida, “receber o notebook é muito importante para nós, gestoras, pois trata-se de uma ferramenta muito útil no cotidiano escolar. Apesar de a escola possuir computadores, eles são de uso compartilhado, portanto, nem sempre estão disponíveis, o que atrapalha a rotina do trabalho. Com a entrega dos notebooks, isso não acontecerá mais, agilizando nossas tarefas”.

A entrega dos notebooks demonstra a preocupação e o olhar atencioso do Prefeito Jaelson Ramalho Matta para a Educação de nossa cidade, o qual tem se dedicado com afinco para atender às demandas educativas. “Esse é um compromisso assumido pela nossa Gestão, sobretudo porque acreditamos que o investimento em tecnologias terá reflexo direto na melhoria da qualidade da Educação Pública Municipal”, finalizou o Prefeito.

Redação: Stéfani Dutra Ramos e Talitha Dalacosta