Bandeirantes, sexta-feira, 17 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Agricultura - Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023

Bandeirantes é castigada por fortes chuvas. A Previsão é de mais chuvas para as próximas semanas.

A prefeitura está em alerta para qualquer necessidade; aquisição de nova retroescavadeira traz fôlego e segurança para áreas urbanas e rurais, principalmente em períodos mais castigados pelas fortes chuvas.

BANDEIRANTES - “Investimento que salva vidas”, é assim que o prefeito Jaelson Ramalho Matta enxerga a importância do investimento de aproximadamente R$417 mil, onde aproximadamente R$202 mil com recursos próprios para a aquisição, através do programa Fomento do Setor Agropecuário, da nova retroescavadeira, que dentre outras utilidades para melhorar a qualidade de vida das zonas rurais, será utilizada nestes períodos de chuvas para evitar ou minimizar danos dessas áreas, estradas e pontes que venham a oferecer perigo à vida das populações diretamente afetadas devido a quantidade elevada de água que assola as regiões.

Apenas entre os dias 22 e 23 de fevereiro, num prazo então de 24 horas, os registros pluviométricos indicam que as chuvas alcançaram, aproximadamente, na região da FIABAN, 30mm; no bairro Cabiúna, 80mm; nas áreas da Ponte Preta (sentido Ormeneze), 90mm, o que obrigou a interdição da ponte, visto ter subido mais de 5m o nível do rio Laranjinha, que assim alcançou a ponte. O registro mais assustador e elevado neste período foi 110mm no assentamento Nova Bandeirantes, próximo ao Sertãozinho.

A Defesa Civil, secretaria da Agricultura e secretaria do Meio Ambiente estão em alerta, prontas para atuar em qualquer horário porquanto houver risco devido às fortes chuvas, que tem previsão de persistirem nas próximas semanas.

EM TEMPOS DE NORMALIDADE

Nosso município conta com 500km de estradas rurais; para melhor compreensão, Bandeirantes está há 416,3km distante da capital paranaense conforme dados coletados no Google Maps. Tamanho espaço apresenta um desafio para a as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, mais solicitadas pela população rural, para o atendimento de demandas. Com esse plano maior, temos então a visão da realidade do cenário, o que enfatiza ainda mais a importância dada pelo prefeito para esta aquisição; Para o secretário de Agricultura, Renato Reis, esta melhoria impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, que também terá à disposição uma máquina eficiente para execução de construção de caixas de contenção, assegurando  a conservação das principais estradas , na  drenagem das águas, limpeza de  bueiros e Pontes.
O prefeito de Bandeirantes é enfático em suas palavras: “a retroescavadeira beneficiará diretamente a população rural mediante a manutenção das estradas, é uma importante conquista pois 80% das propriedades rurais de Bandeirantes são pequenas, e em sua maioria de agricultura familiar, aumentando a segurança para todos”, disse Jaelson Ramalho Matta.

DE 2022 ATÉ HOJE

A Prefeitura de Bandeirantes já confirmou a conquista da  Retroescavadeira no valor de 417.500,00, um caminhão pipa no valor de 351.000,00, sendo 291.000,00 com recursos próprios, os dois através do deputado Felipe Barros, uma escavadeira hidráulica, através da deputada federal Luíza Canziani e um caminhão basculante através do deputado estatual Evandro Araújo, ambos doadas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

/public/admin/globalarq/uploads/files/Recebimento%20de%20retroescavadeira/WhatsApp%20Video%202023-02-27%20at%2009_51_17.mp4

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.