Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023

Podas incorretas dificultam o trabalho da secretaria de Meio Ambiente e aumentam riscos de inundações em períodos de chuva.

A secretaria de Meio Ambiente possui lista de podadores devidamente instruído para a poda correta, além de trabalho em conjunto e com hora marcada para o recolhimento de galhos e folhas. As podas somente poderão acontecer com a autorização da secretaria.

BANDEIRANTES - As chuvas de verão tem castigado Bandeirantes e outras regiões do pais, sobrecarregado assim as equipes de manutenção e emergência da prefeitura e da defesa Civil.     Conforme informações fornecidas pela secretária do Meio Ambiente, Simone Beatriz Fuck devido ao momento delicado que enfrentamos, chuvas em excesso, será suspensa temporariamente as autorizações de poda, sendo comunicado através das mídias sociais, propagandas e programas de rádios, evitando assim as podas nestes períodos de chuvas volumosas.

As podas que ainda ocorrerem, serão averiguadas e caso não haja autorização, o proprietário poderá ser autuado e multados. Lembramos que a secretaria possui uma lista de podadores devidamente instruídos para realizarem podas adequadamente, além de terem o conhecimento do cronograma da equipe de recolhimento de galhos e folhas. As podas são autorizadas através da secretaria, seja pelo site da prefeitura ou na própria secretaria. Segundo a secretária: "Podas incorretas dificultam o trabalho da equipe e aumentam riscos de transtornos e inundações, especialmente em períodos chuvosos. Destacando que podas drásticas são PROIBIDAS e consideradas CRIME AMBIENTAL."
Um dos grandes problemas enfrentados pela equipe de Meio Ambiente, são as podas de árvores sem autorização e podas drásticas ilegais, que podem levar a morte das árvores e também causam transtornos no cronograma e consequentemente  deixando galhos e troncos grandes amontoados nas ruas, trazendo riscos para a comunidade sem o conhecimento da secretaria.
Com a equipe do Meio Ambiente recentemente reestruturada, estão sendo feitos ajustes nos maquinários e potencializando os serviços oferecidos à comunidade. Um exemplo é o guincho, que por ser antigo, vivia quebrando e com as melhorias apresenta maior tempo de trabalho. E as melhorias não param por aqui, recentemente o prefeito Jaelson Ramalho Matta autorizou o uso de mais um caminhão para a coleta de galhos e folhas: “Isso é fundamental, pois enquanto o caminhão saía do local de recolhimento para destinação com os galhos e folhas, o guincho ficava parado, aguardando o retorno desse caminhão. Agora,  enquanto um caminhão sai para despejar o material coletado, o guincho continuará seu trabalho no outro caminhão vazio, melhorando a logística",  explicou Júlio Soares.
A secretária Simone Von Der Osten, informou ainda sobre essa  proibição temporária de podas: “quando a pessoa faz a solicitação, o cronograma da equipe de recolhimento é informado e assim garantimos a limpeza e a segurança do serviço prestado. Nosso pedido de ajuda para que a comunidade colabore em não realizar podas em períodos de chuvas se dá pelos galhos serem levadas pelas correntezas, podendo gerar transtornos como entupimento de galerias e alagamentos, danos a veículos e até mesmo, acidentes mais graves e tornando maior o risco de enchente na cidade, trazendo riscos de dano a bens públicos e privados. A conscientização é necessária para que a ação de poucos não interfiram na vida de muitos de maneira negativa; prezamos pelo bem estar da população, por isso estamos nos organizando com programação e cronogramas. No centro, por exemplo, a equipe começa às 6h da manhã na sexta-feira, para não atrapalhar o comércio com essa agilidade na limpeza para não interferir na rotina dos munícipes.   O cumprimento do cronograma permite agilidade de segunda a sábado, a equipe não para sendo sempre atuante.
Este trabalho permite uma cidade limpa, arborizada, com sombras quando se consegue coibir a poda drástica (que é um crime ambiental), segura e saudável. No site da prefeitura de Bandeirantes disponibiliza formulário de requisição de poda, que será recebido pelos agentes da secretaria do Meio Ambiente. Os campos de preenchimento são obrigatórios, não esquecendo que precisa ser autorizado via resposta por e-mail. O número de telefone da secretaria 3542-4046 está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer maiores informações para a comunidade. Também está no site da prefeitura onde é possível encontrar o roteiro completo da equipe de recolhimento de galhos, folhas. Lembramos que caso haja gramas, elas devem estar obrigatoriamente ensacada para melhorar o recolhimento.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.