Bandeirantes, segunda-feira, 20 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

BANDEIRANTES AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA TODA A POPULAÇÃO, A PARTIR DE 6 MESES DE IDADE.

Devido a fragilidade, crianças com, no mínimo, 6 meses de idade e idosos são prioridade. Hoje, posto Central AMI, até 19h. Sábados no posto Central (lado da farmácia) das 8h às 12h.

BANDEIRANTES - Nos últimos três meses, Bandeirantes-PR tem enfrentado um aumento nos casos de gripe, levando a uma ampliação da campanha de vacinação para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus Influenza, e os sintomas incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça.
A gripe pode ser particularmente problemática para crianças e idosos devido ao risco de complicações. Em crianças, a febre alta e sintomas respiratórios podem levar a condições mais graves como bronquite ou bronquiolite, enquanto os idosos, que muitas vezes têm a imunidade mais frágil, podem sofrer de pneumonia bacteriana ou viral e outras infecções. Para evitar complicações, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, e o Ministério da Saúde recomenda medidas adicionais como lavar as mãos, usar lenço descartável, evitar contato próximo com pessoas doentes e manter ambientes bem ventilados para evitar a propagação da doença.

Vacinação de crianças e idosos - A vacinação infantil é um pilar fundamental na prevenção de doenças infecciosas, começando já aos seis meses de idade. Este ato de imunização protege não apenas as crianças, mas também a comunidade ao seu redor, criando uma barreira contra a propagação de doenças evitáveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as vacinas salvam a vida de aproximadamente 4 milhões de crianças anualmente. Além disso, a vacinação ajuda a prevenir o ressurgimento de doenças já controladas, como o sarampo, que pode ter surtos devastadores se a cobertura vacinal cair.
Já a vacinação de idosos é uma medida de saúde pública essencial para promover um envelhecimento saudável e prevenir doenças infecciosas graves. Com o avanço da idade, o sistema imunológico tende a se tornar menos eficiente, aumentando o risco de infecções e complicações relacionadas. Vacinas contra gripe, pneumonia e herpes zóster são particularmente importantes para essa faixa etária, reduzindo significativamente as taxas de hospitalização e mortalidade. Além disso, a vacinação contribui para a proteção coletiva, minimizando a circulação de patógenos na comunidade e protegendo indivíduos vulneráveis que podem não responder tão bem à vacinação.

A vacinação no município estará disponível até às 19h nesta quarta e quinta-feiras, no posto Central AMI, atendendo pessoas de todas as faixas etárias, prioritariamente crianças a partir de seis meses e idosos. Aos sábados, a vacinação acontece das 8h às 12h, no posto Central (ao lado da Farmácia). Toda a vacinação estará disponível a toda a população com idades a partir dos 6 meses. Evite complicações de saúde, vacine-se.