Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Segu

SAAE - Sexta-feira, 22 de Março de 2024

BANDEIRANTES ALCANÇA ALTOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE A ÁGUA E CANALIZAÇÃO DE ESGOTO EM TODO O MUNICÍPIO

Levantamento foi realizado pelo Governo do Estado do Paraná. Bandeirantes encontra-se na 13ª melhor posição.

BANDEIRANTES - Segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado do Paraná, o Estado lidera o ranking do abastecimento de água e coleta de lixo em casa. O estudo analisou todos os 399 municípios do Paraná e Bandeirantes conseguiu a 13ª posição, superando cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Umuarama. Para a composição da pontuação, são levados em conta fatores como rege geral, pluvial e fossa ligada à rede, (onde alcançamos 91,71%(, rede geral ou pluvial (89,45%), fossa séptica ligada à rede (2,26%), fossa séptica não ligada à rede (2,36%) Fossa rudimentar (5,42%), valas (0,02%), rio ou lago ou córrego ou mar (0,34%), outras formas (0,12%) e ausência de banheiro ou sanitário (0,03%).

Esses dados comprovam a eficiência da rede de esgoto municipal e da rede de distribuição de água, onde é considerada a achegada da água até dentro das residências, valor este que ultrapassa a marca dos 90%. O município se torna destaque em eficiência hídrica ainda mais quando comparado com as cidades que alcançaram pontuações próximas ou superiores, como Curitiba, Londrina e Maringá, elevando Bandeirantes a patamar elevado de eficiência e desenvolvimento hídrico.

Já referente ao tratamento de água, o município alcança padrões europeus, atingindo a marca de 100% de água tratada, permitindo o consumo responsável e seguro pela população. Este é um trabalho desenvolvido pela autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que possui foco no melhor tratamento da água e do esgoto com máxima eficácia, produzindo segurança e garantindo a saúde dos munícipes.

E por falar em água… hoje é o dia dela - A importância do Dia Mundial da Água reside na conscientização sobre a preservação desse recurso vital e na promoção de ações para enfrentar a crise global da água. Este dia serve como um lembrete da necessidade de acesso equitativo à água limpa e segura para todos e destaca o papel essencial que a água desempenha na sustentação da vida e dos ecossistemas. Através de eventos educativos e campanhas, o Dia Mundial da Água chama atenção para as questões hídricas e incentiva a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.