Crianças e gestantes devem tomar vacina contra gripe

Saúde - Sábado, 25 de Maio de 2019


Crianças e gestantes devem tomar vacina contra gripe

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes, através do Setor de Imunização, convoca as gestantes e os pais/responsáveis das crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, para receberem a dose contra a gripe. A campanha de vacinação que começou em abril segue até a próxima semana, dia 31. 

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, do total do público-alvo a ser atingido, parcial levantado até a quarta-feira (22) passada, foi de 66%. "Contudo, gestantes e crianças são as nossas principais metas até a reta final da campanha, pois o índice está abaixo do previsto. Os responsáveis pelos menores devem levar as crianças, assim como   as gestantes também precisam procurar o posto de saúde mais próximo e receber a dose. A gripe mata", alertou.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, também foi categórica  enfática quanto a importância da vacinação contra a gripe Influenza.  Ela informou que dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) desta semana atualizados confirmaram o aumento de óbitos provocados pela gripe. "São 109 casos com 31 mortes. Na semana anterior,  o boletim apresentou 74 casos graves e 22 mortes em todo o Estado. A aproximação do inverno provoca aumento do número de casos de Influenza e por isso reforçamos a necessidade de que o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde receba a dose da vacina que está à disposição”, destacou.

A secretária explicou ainda que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos.

A campanha nacional de vacinação é imunizar 90% dos grupos de crianças com idade entre seis meses e cinco anos; gestantes; puérperas; idosos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.

O balanço da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná mostra que 69,19% do público-alvo foi imunizado.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes