Saúde municipal prepara ‘Dia D’ de vacinação contra a influenza.

Saúde - Sábado, 27 de Abril de 2019


Saúde municipal prepara ‘Dia D’ de vacinação contra a influenza.

A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal de Saúde, prepara o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no próximo sábado, dia 04. O atendimento será das 09h às 16h nas seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde I (Posto Central), PSF Lordani, PSF Bela Vista, PSF Invernada, PSF Teixeirinha, PSF IBC I e PSF IBC II.

O público-alvo que ainda não recebeu a dose da vacina contra a gripe deve procurar o posto mais próximo da sua residência portando a carteira de vacinas, sendo que, as pessoas de doenças crônicas devem também apresentar a prescrição médica com justificativa da indicação da vacina. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Carla Zanatta, devem ser beneficiadas com a vacina crianças a partir de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; povos indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores de escolas públicas e privadas; população com 60 anos ou mais de idade; policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; pessoas portadoras de doenças crônicas como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Esta é a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que segue até o dia 31 de maio.

Segundo a secretária da Saúde, Daiane Tomé, medidas simples ajudam na proteção contra a gripe, como por exemplo, lavar e higienizar as mãos com frequência, tem uma alimentação saudável, ingerir bastante líquido. “Também é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe e manter a casa ou o local de trabalho arejados. Ao tossir ou espirrar as pessoas devem tampar o nariz e a boca para que as gotículas não se espelhem”, orientou.

INFLUENZA – A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.
A vacina aplicada nas unidades de saúde é chamada de trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes