PREFEITURA DE BANDEIRANTES INICIA VACINAÇÃO CONTRA VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR) E PROTEGE BEBÊS CONTRA A BRONQUIOLITE

Saúde - Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025


PREFEITURA DE BANDEIRANTES INICIA VACINAÇÃO CONTRA VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR) E PROTEGE BEBÊS CONTRA A BRONQUIOLITE

BANDEIRANTES - A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, está disponível para as gestantes da cidade. O objetivo da campanha é garantir a imunidade dos bebês nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade a infecções respiratórias graves. A vacinação das gestantes permite a transferência de anticorpos de proteção para o bebê através da placenta, conferindo um "escudo" de proteção desde o nascimento. Conforme destacado na comunicação da Secretaria de Saúde, "a vacinação é gesto de amor e responsabilidade que protege o futuro do seu bebê".

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em bebês, e a vacinação da gestante é a principal estratégia para prevenir formas graves da doença em recém-nascidos.

  1. Proteção Passiva: A imunização da mãe confere proteção ao bebê desde o nascimento até os 6 meses de idade, fase em que o sistema respiratório é mais frágil e a doença oferece maiores riscos.
  2. Redução de Internações: Estudos mostram que a vacina VSR em gestantes pode reduzir significativamente as hospitalizações de bebês devido a infecções respiratórias graves causadas por este vírus.
     

A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda que provoca a inflamação e o inchaço dos bronquíolos (pequenas vias aéreas dos pulmões), dificultando a respiração. A doença afeta principalmente crianças menores de dois anos, sendo mais comum nos meses frios, e o VSR é seu principal agente causador.

Em recém-nascidos e lactentes, a bronquiolite pode ser grave e requerer hospitalização. Os sintomas iniciais são semelhantes a um resfriado (coriza, tosse leve), mas podem progredir para quadros de:

  1. Dificuldade para respirar (respiração rápida, sibilância - "chiado no peito").
  2. Fadiga e irritabilidade.
  3. Sinais de gravidade, como a coloração azulada ao redor dos lábios e nas pontas dos dedos (cianose), causada pela baixa oxigenação no sangue, o que indica a necessidade de atendimento médico imediato e, em alguns casos, internação em UTI.

 

 

Quem Deve Receber a Vacina:

A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª (vigésima oitava) semana de gestação, sem limite de idade. A aplicação é feita em dose única por gestação. É crucial que a vacina seja aplicada apenas em gestantes que não tenham entrado em trabalho de parto ativo, pois a proteção do bebê depende da transferência de anticorpos que ocorre ainda na gestação.

 

Local e Documentação

A vacinação está sendo realizada no setor de Saúde da Mulher, em frente à Santa Casa e, também, na Sala de Vacinas do Posto Central (AMI).

Para a aplicação da dose, a gestante deve apresentar os seguintes documentos:

  1. Documentos Pessoais
  2. Cartão Vacinação
  3. Cartão de Gestante
  4. Exame comprobatório da semana gestacional

 

 

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.

Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

Prefeitura Municipal


Bandeirantes