BANDEIRANTES GARANTE NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA CASTRAPET
Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025

BANDEIRANTES - O município de Bandeirantes foi novamente contemplado pelo programa Castrapet. A iniciativa, fruto da parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) do Governo do Estado do Paraná, garantirá até 500 castrações de animais, entre felinos e caninos, fêmeas e machos.
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Sedest com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e a prevenção de zoonoses. O programa se insere no conceito de Saúde Única, que integra a saúde ambiental, animal e humana, e visa conscientizar a população sobre a importância da castração para a saúde dos animais, prevenindo o abandono de ninhadas indesejadas, e reforçando a guarda responsável, que inclui vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário.
Situações que Podem Tornar Seu Animal Inapto para Castração
É fundamental que os tutores estejam cientes das condições que podem impedir a realização da cirurgia. O programa Castrapet lista as seguintes situações que podem tornar o animal inapto para castração:
- Tutor não saiba informar o histórico clínico;
- Animal doente sob tratamento ou que tenha sofrido algum tipo de trauma nos últimos 30 dias;
- Doença do carrapato há pelo menos 90 dias;
- Peso abaixo ou acima do ideal para cada porte e espécie, ou que esteja desidratado;
- Portador de doença com tratamento contínuo (convulsão, cardiopatia, hepatopatia, tumores...) ou semelhantes;
- Idade inferior a 6 meses e superior a 8 anos;
- Seja criptórquita (nesse caso será avaliado no exame clínico);
- Esteja amamentando ou com leite nas mamas;
- Animal com jejum incorreto menor que 8 horas ou acima de 12 horas;
- Dentre outros, após a análise Médica Veterinária.
Datas e Inscrições
As datas para a realização do Castrapet em Bandeirantes estão confirmadas na agenda do governo estadual para 14 e 15 de março de 2026. Mais detalhes sobre o programa podem ser acessados no site da Sedest.
As inscrições dos animais para os tutores interessados serão abertas em janeiro de 2026 em datas a serem definidas em breve. Serão disponibilizadas vagas garantidas para as ONGs, protetores independentes e famílias inscritas no CadÚnico.
Esta é mais uma oportunidade para a população de Bandeirantes garantir a castração gratuita de seus pets. O último ciclo do Castrapet na cidade, realizado em dezembro de 2024 e maio de 2025, atendeu mais de 300 animais trazidos pelas ONGs, protetores, famílias carentes do município e demais munícipes. Esse novo ciclo amplia a quantidade de castrações, demonstrando o compromisso do estado com a causa.

Redação: Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.
