Programa Paraná Sem Dor é responsável por distribuição gratuita de medicamentos para dores crônicas.

Saúde - Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024


Programa Paraná Sem Dor é responsável por distribuição gratuita de medicamentos para dores crônicas.

BANDEIRANTES - O posto de saúde da Vila Lordani é o local onde é executado o programa Paraná Sem Dor, do Governo do Estado do Paraná em parceria com a prefeitura de Bandeirantes. A logística funciona da seguinte maneira: a secretaria de Estado de Saúde do Paraná disponibiliza as medicações para todas as regionais do Estado. Estas, por sua vez, distribuem aos municípios conforme suas necessidades. Salienta-se que o programa funciona no posto da Vila Lordani para descentralizar o posto central, evitando aglomerações e proporcionando um bom atendimento aos que dele fazem uso.

O programa funciona desde os anos 2000, caracterizando um avanço no atendimento às pessoas com dores crônicas. “Este é um programa específico para pacientes com dores intensas e continuadas, onde apresenta-se em nível superior a 6 na escala EVA e que se apresente incessante por 30 dias”, explicou a farmacêutica responsável pelo programa Mariana Pimentel de Oliveira. Para a diretora dos postos de saúde do município, Eliane da Luz Furtado, a medida preserva saúde e resguarda a dignidade dos pacientes; “se imagine vivendo com dores intensas. Pense nos custos dos medicamentos. Muitas vezes os pacientes não conseguem, por si só, arcar com os valores dos remédios. Este programa garante que o paciente receberá o que precisa, na dose correta, minimizando as dores, além de resgatar a dignidade da pessoas”, explicou. Alexandre Beretta, secretário de Saúde, complementou; “há todo um trâmite administrativo e logístico para a manutenção desse programa. Temos que ter com precisão os dados dos pacientes, miligramas dos medicamentos, data referente a quando começou a fazer uso dos remédios, pois assim podemos garantir que as medicações estarão no posto no dia certo para a distribuição para quem necessitar”, pontuou.

Para fazer parte do programa, o interessado deverá passar por uma consulta médica, onde será avaliado pelo profissional se o paciente se enquadra nos critérios de inclusão. Uma vez em posse dos documentos, o paciente deverá comparecer no posto de saúde da Vila Lordani, munido dos documentos entregues pelo médico e junto de documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) para o devido cadastramento no programa.

 

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

Prefeitura Municipal


Bandeirantes