Bandeirantes, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 25 de Março de 2020

Alta procura por vacina contra gripe, doses acabam em único dia

Em único dia, Setor de Imunização de Bandeirantes aplicou 1.800 doses contra o Influenza

Alta procura por vacina contra gripe, doses acabam em único dia

A alta procura por vacina contra a gripe, as 1.800 doses para o primeiro grupo a receberem a imunização contra o Influenza acabaram em único dia em Bandeirantes. A justificativa pelo esgotamento das doses pode ser devido a apreensão das pessoas quanto ao CODIV-19 (Coronavírus), mas a vacina não tem eficácia contra o vírus, pois como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, enfermeira Carla Zanatta, explicou que a campanha normalmente acontece no período de abril, entretanto, devido a situação de pandemia do novo Coronavírus, a vacinação foi antecipada. De acordo ela, a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) Paraná deverá encaminhar mais doses ainda nos próximos dias.

A vacina contra o Influenza deverá retornar a ser aplicada nas unidades básicas de saúde que acontecerá durante todo o dia no Posto Central, Posto Teixeirinha e IBC 1. Já nos demais postos, como Bela Vista, Lordani, Invernada e IBC 2, somente no período da tarde. Seguindo o cronograma determinado pela Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Imunização em evitar aglomerações de pessoas, o atendimento está sendo realizado em amplo espaço, em locais próximos aos postos de saúde. “A aplicação da vacina está sendo realizada nas proximidades dos postos de saúde para evitar a aglomeração de pessoas e também, se preferir, estamos indo até o carro, um sistema de ‘drive-thru’, para que a pessoa possa receber a dose”, comentou Carla. Quanto a vacinação na zona rural, para atingir maior número possível do público-alvo, estratégia deverá ainda ser definida.

A segunda fase da vacinação a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais. A terceira fase da campanha atingirá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha seguirá até 22 de maio.

METAS – A meta do Governo Estadual é atingir cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas. Na Campanha Nacional de 2019, o Paraná registrou cobertura de 87,3% do público-alvo. Os grupos de professores, indígenas, idosos e puérperas apresentaram índices acima de 98%. O grupo dos professores ultrapassou os 110%, chegando a 104,22%.

Já os grupos de crianças, gestantes, e trabalhadores da saúde ficaram abaixo do estimado e devem ser intensificados neste ano. Até o momento, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 522 mil doses da vacina contra a Influenza. (Da redação com assessoria SESA/PR)

Fonte: Folha Do Norte Paranaense