A importância de separar o lixo

E-mail Imprimir PDF
PMB Com objetivo de conscientizar os alunos da importância da coleta seletiva, a Escola Municipal Diógenes E.P. de Vasconcelos promoveu, no último dia 20, encontro entre as crianças e a presidente da Associação Futuro do Amanhã, Maria de Jesus dos Santos Costa.

A palestrante explicou aos alunos a diferença entre lixo e materiais recicláveis. “Reciclar significa transformar os objetos, materiais usados em novos produtos para o consumo. Este procedimento traz inúmeros benefícios para o planeta, pois além de preservar o ambiente gera empregos”, disse a líder comunitária.

Segundo a diretora Rosália Aparecida dos Santos, o projeto de “Preservação do Meio Ambiente” é desenvolvido na escola pela professora Lúcia Maria Machado de Souza. “Um dos principais problemas enfrentados pelas cidades é o destino do lixo. Em tempos de chuva, o acúmulo de lixo em regiões inadequadas pode trazer perigos para a população. O lixo disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de córregos, rios e de ruas contribui diretamente com as enchentes, potencializando as mesmas. Entope as ‘bocas de lobo’ e as galerias de esgoto, espalhando o lixo, doenças, contaminando a água e os alimentos. É preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para a importância da mudança de atitude e de comportamento”, destacou. Ela defende ainda que o trabalho com projetos na escola constitui uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem.

Navegando em: Principal