Saúde realiza campanha de vacinação contra febre amarela

Imprimir PDF
A Secretaria de Saúde de Bandeirantes, através do Setor de Imunização, deu início à Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, que vai até o dia 30 de abril. Segundo a enfermeira responsável pelo Posto de Saúde Teixeirinha (Conjunto Huberto Teixeira), Paula Fernanda Martins Sitta, a campanha faz parte dos trabalhos de imunização de reforço contra a doença. “Em 2009 realizamos uma campanha e este ano, novamente, estamos aplicando o reforço para aqueles que não foram imunizados, principalmente aos moradores da zona rural, pois em 2008, houve na região de município vizinho, um caso de febre amarela silvestre”, mencionou.

A imunização é feita a cada 10 anos, ou seja, crianças acima dos 10 anos, jovens, adultos e idosos devem tomar a vacina e ter em mãos a carteira de vacinação. “A carteira de vacinas é importante porque ali consta todo o histórico de vacinas tomadas e para quais doenças a pessoa está imunizada. A oportunidade também serve para verificar se a pessoa está em dia, caso não esteja, realizamos a vacinação contra outras doenças”, recomendou e orientou que, caso as empresas tenham interesse, uma equipe de vacinadores poderão se deslocar até o estabelecimento e aplicar a dose nos funcionários. “Também estaremos passando nos colégios”, comunicou.

De acordo com a enfermeira, a vacina não causa reação, pois não é intramuscular e sim subcutânea. “A vacina é uma medida de prevenção, é importante se imunizar”, enfatizou e explicou que a dose contra febre amarela é contra indicado para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento contra câncer, pessoas que utilizam corticosteróides de uso continuo e pessoas alérgicas a proteína do ovo.

Além do Setor de Vacinação no Posto Central, a população também pode procurar atendimento de vacinas nos postos de saúde Teixeirinha (Conjunto Huberto Teixeira) e Centro de Saúde da Mulher e da Criança (IBC). “A descentralização de vacinação facilita o atendimento à comunidade, assim além do Posto Central, Posto Teixeirinha e Centro de Saúde da Mulher e da Criança passaram a ser referências neste atendimento”, destacou.

Navegando em: Principal Saúde Saúde realiza campanha de vacinação contra febre amarela

Algumas Obras em execução