Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Hoje é ‘Dia D’ para atualizar as vacinas dos menores de 15 anos

E-mail Imprimir PDF
PMB
Pais ou responsáveis dos menores de 15 anos devem levá-los hoje (16) em um dos postos de saúde - Centro de Saúde I (Posto Central), PSF Teixeirinha e PSF IBC I - das 09h às 16h30min, para verificação e/ou atualizaçãoda carteira de vacinas. A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (11) em todo o Paraná e segue até o dia 22 (sexta-feira).

A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Caroline Zanatta, explicou que nem todas as crianças e adolescentes necessitam tomar vacina, ou seja, com a verificação da carteirinha, apenas as que apresentarem vacinas em atraso irão receber as referidas doses, e assim, manter em dia a imunização.

Sendo as vacinas umas das principais formas de prevenção de diversas doenças, a campanha de multivacinação uma importante ferramenta para manter a carteira de vacinação atualizada. “E desta forma, com objetivo de garantir a proteção necessária para que as crianças e jovens cresçam saudáveis. A campanha também visa contribuir para a redução de algumas doenças e, até mesmo, manter o controle de patologias que são preveníveis com a vacinação”, destacou a secretária da Saúde, Daiane Tomé.

Os responsáveis dos menores de 15 anos devem levá-los na unidade de saúde com a carteirinha de vacinação, se houver, e um documento oficial da criança. Dessa forma, os profissionais de saúde podem verificar o esquema de vacinação e alertar sobre a aplicação das doses que faltam. Porém mesmo sem a carteira, as vacinas necessárias serão aplicadas de acordo com a faixa etária. 

ADIAR – Em caso de doenças febris graves é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. O uso de alguns tipos de medicamentos também exige o adiamento da aplicação das vacinas e deve ser informado ao profissional da unidade. Com exceção da febre amarela e tríplice viral, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.
Os 30 municípios do Paraná que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue devem seguir orientações especiais. Quem tomar alguma vacina deve informar a unidade de saúde para que seja respeitado o intervalo de 30 dias para a aplicação da vacina da dengue.

VACINAS QUE FAZEM PARTE DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO - Crianças: BCG (tuberculose); Hepatite B; Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas); VIP (poliomelite injetável); VOPb (poliomielite oral); Rotavírus humano;Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite, sinusite e outras doenças bacterianas); Meningocócica C conjugada (meningite); Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela.

ADOLESCENTE: Hepatite B; Febre Amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); dT (difteria e tétano); dTp acelular (difteria, tétano e coqueluche); Meningocócica C conjugada (meningite); HPV (papiloma vírus humano). (Da redação e com assessoria)

 
Navegando em: Principal
PMB

Últimos Atos Oficiais

Mais clicadas